XL Airways France

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
XL Airways France
XL Airways France
IATA SE
ICAO XLF
Indicativo de chamada STARWAY
Fundada em 199573 years ago
Encerrou atividades em 23 de setembro de 2019 (4 anos)
Principais centros
de operações
Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle
Frota 11(até a liquidação/Falência)
Destinos 52(até a liquidação/Falência)
Sede Tremblay-en-France, França
Pessoas importantes CEO e Presidente: Laurent Magnin
Sítio oficial www.xlairways.fr não

devido a liquidação

A XL Airways France foi uma companhia aérea até 23 de Setembro de 2019.

Cessou as operações duas semanas depois da Aigle Azur ter declarado falência/liquidação.

História[editar | editar código-fonte]

A companhia aérea foi fundada por Cédric Pastour em agosto de 1995 como Société de Transport Aérien Régional e negociava com a Star Europe . Em outubro de 1997, mudou seu nome comercial para Star Airlines.  Em 23 de novembro de 2006, a companhia aérea mudou seu nome para XL Airways France .  Em 12 de setembro de 2008, a controladora XL Leisure estava prestes a declarar falência.  A companhia aérea foi então comprada pelo Straumur Investment Bank .

Em 19 de Setembro 2019, XL Airways foi colocado sob legal falência devido a dificuldades financeiras. As vendas de ingressos cessaram imediatamente e os voos foram suspensos a partir de 23 de setembro.  As negociações com potenciais compradores estavam em andamento há mais de um ano, e a busca por um novo comprador continuou sob os auspícios do tribunal comercial.  Somente uma oferta formal foi recebida no prazo de 4 de outubro - de Gérard Houa, ex-acionista minoritário da Aigle Azur , que propôs a aquisição de dois dos quatro aviões da XL Airways e 48% de seus 570 funcionários - mas o tribunal considerou que as garantias eram insuficientes e ordenou a liquidação da empresa.

Em janeiro de 2020, os ativos remanescentes da companhia aérea foram leiloados; as marcas e nomes de domínio da empresa foram vendidos a um licitante não identificado por € 686.400, deixando em aberto a possibilidade de o nome ser revivido.

Assuntos corporativos[editar | editar código-fonte]

A sede da XL Airways ficava no Bâtiment Mars, na Continental Square II, nos terrenos do Aeroporto Charles de Gaulle e na comuna de Tremblay-en-France .  A sede da companhia aérea estava originalmente nas instalações da Immeuble Horizon em Noisy-le-Grand ,  no desenvolvimento de Marne-la-Vallée . Cédric Pastour, fundador da companhia aérea, disse que a empresa escolheu o site Noisy porque ainda não sabia qual aeroporto, o aeroporto Charles de Gaulle ou o aeroporto de Orly, serviria como base da companhia aérea e que o site Noisy era equidistante aos dois aeroportos. Pastour acrescentou que o site Noisy tinha acesso às autoroutes A4 e A86 e ficava próximo ao Francilienne , e que os custos na área Noisy eram inferiores aos custos na área do aeroporto.

Frota[editar | editar código-fonte]

A partir de 16 de Outubro de 2010,a sua frota e composta das seguintes aeronaves que tem idade media de 9,6 anos:

Frota da XL Airways France
Aeronave Em Frota Passangeiros (Business/Economy) introduzido Aposentado
Airbus A320-200 4 172 (16/156)
180 (0/180)
2006 2012
Airbus A330-300 4 As entregas teriam começado em 2020
Airbus A330neo-900
Boeing 737-800 2 189 (22/167) 2007 2016
Total 11

Cabine e serviço[editar | editar código-fonte]

A aeronave Airbus A330 da XL Airways France foi totalmente configurada com assentos na classe Econômica, principalmente em um layout 3-3-3, com algumas linhas na parte traseira da aeronave configuradas em um layout 2-3-2.  Uma refeição quente de cortesia foi servida em todos os voos de longo curso, com um café da manhã ou refeição leve adicional, dependendo da duração do voo. Lanches e bebidas adicionais estavam disponíveis para compra. Kits de conforto que consistem em várias comodidades, incluindo um cobertor e travesseiro de pescoço inflável, também estavam disponíveis para compra.

O entretenimento a bordo estava disponível tanto nas telas aéreas em um horário de execução quanto no streaming sob demanda para dispositivos eletrônicos pessoais via XL Cloud, o portal de entretenimento sem fio da companhia aérea. Por meio do XL Cloud, uma seleção de filmes, programas de TV, documentários e outras mídias digitais estavam disponíveis gratuitamente, além de um mapa a bordo ao vivo e mensagens instantâneas entre os passageiros; no entanto, o acesso à Internet não era fornecido através do portal.  Uma seleção estendida e premium de filmes de alta definição e mídia digital estava disponível por uma taxa com tudo incluído.  Além disso, aluguel pago de realidade virtual. fones de ouvido equipados com fones de ouvido com cancelamento de ruído e uma seleção de filmes em 2D e 3D também estavam disponíveis durante a duração do voo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.