XPostFacto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

XPostFacto é um aplicativo open source que habilita a instalação de versões Mac OS X até a versão 10.4 em alguns PowerPC baseado em Macintosh da Apple. São sistemas que não são apoiados oficialmente pela Apple.

XPostFacto - freqüentemente chamado " XPF " - é executado em baixo do Mac OS 9 e permite que discos de instalação do Mac OS X possam ser executados em máquinas que não podem dar boot em sistemas operacionais Mac OS X de forma isolada.

Também permite instalar as mais recentes versões do Mac OS X em G3 Macs mais antigos - por exemplo, permite que o Mac OS X v10.3 e Mac OS X v10.4 possam ser executados de forma correta no G3.

Torna compatível a instalação do Mac OS X v10.2 em um PowerMac 8600, Mac OS X v10.3 em um bege PowerMac G3, e até mesmo Mac OS X v10.4 no mais recente iMac G3s.

O nome é um trocadilho de ex post facto , em latim a frase significa " depois do fato ", comumente usado em assuntos legais recorrer a ações retroativas que aplicam um estado posterior de negócios (como legislação) para situações mais recentes. Neste contexto, recorre à instalação de software que ainda não existiu na ocasião ao hardware que foi fabricado.

Este software foi criado por Ryan Rempel é disponibilizado pela fundação open-source do Mac OS X.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]