XSLT

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

XSL Transformations, ou XSLT (eXtensible Stylesheet Language for Transformation - linguagem extensível para folhas de estilo de transformações), é uma linguagem de marcação XML usada para criar documentos XSL que, por sua vez, definem a apresentação dos documentos XML nos browsers e outros aplicativos que a suportem.

É importante observar que o documento XSL não altera o documento XML original, ou seja, não cria outro documento. Neste sentido, ele (o documento XSLT) atua como as folhas de estilos CSS: apenas determina como o browser apresenta o documento XML ao qual ele está associado ou anexado (de uma forma bem parecida à usada para associar uma folha de estilos CSS a um documento (X)HTML). O browser recebe o documento XML original, na íntegra, como ele foi criado. E apresenta-o como o documento XSL determina.

Mas há uma diferença importante entre XSLT e CSS: o documento XSL pode adicionar conteúdo à apresentação do documento XML no browser, e também pode esconder conteúdo do XML apresentado no browser. Portanto, XSLT possibilita transformações mais potentes do que as folhas de estilo CSS.

Veja um bom exemplo, bem explicado, em http://www.w3schools.com/xsl/xsl_transformation.asp. Nesta página, você pode ver :

  • um arquivo XML sem um arquivo XSL associado a ele,
  • um arquivo XSL criado para determinar uma apresentação específica do arquivo XML,
  • como este arquivo XSL é anexado ao arquivo XML e
  • a apresentação do arquivo XML no browser, quando linkado ao arquivo XSL.

Olhe o 'source' do arquivo XML no browser, para constatar que ele de fato permanece inalterado.

XSLT é parte da especificação XSL (as outras partes sendo XSL-FO e XPath). Como a XML e a HTML, a especificação XSLT é uma recomendação desenvolvida pela W3C.

Veja Também

XSL

XSL-FO

XPath

Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.