X (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
X
A banda em concerto nos Estados Unidos, 2004
Informação geral
Origem Los Angeles, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Punk rock
Rock alternativo
Período em atividade 1977 - atualmente
Gravadora(s) Slash Records
Elektra Records
Big Life
Infidelity Records
Afiliação(ões) Auntie Christ
The Knitters
Original Sinners
The Flesheaters
Página oficial www.xtheband.com
Integrantes Exene Cervenka
John Doe
Billy Zoom
D.J. Bonebrake
Ex-integrantes Dave Alvin
Tony Gilkyson

Os X são uma banda de punk rock, norte-americana, formada em 1977, em Los Angeles, Califórnia. Considerada umas das bandas mais importantes deste movimento, nos EUA, nunca atingiriam, no entanto, o grande público. Também ficaram conhecidos pelo dueto vocal de seus líderes e principais compositores, John Doe e Exene Cervenka, algo incomum para bandas punk da época[1] .

História[editar | editar código-fonte]

Os X surgiram em 1977, em Los Angeles, pela mão de John Doe (verdadeiro nome: John Duchac; baixista e compositor), sua esposa Exene Cervenka (nome verdadeiro: Christine Cervenka; vocais), Billy Zoom (guitarra) e D.J. Bonebrake (bateria), e foram apadrinhados por Ray Manzarek, dos The Doors, que fez a produção do primeiro álbum Los Angeles, em 1980[1] .

Os álbuns seguintes Wild Gift, de 1981, e Under the Big Black, de 1982, demonstram a força e energia do seu som, que mistura hard rock a country e punk. Em 1983, lançam novo álbum, More Fun in the New World, com um som mais comercial. Este álbum não é bem recebido pelos fãs dos primeiros álbuns, mas recebe boas críticas da revista Rolling Stone, ganhando novos seguidores[2] .

Paralelamente, o grupo tinha outro projecto musical de country e folk, denominado The Knitters, formado pelos mesmos membros dos X, excepto, Billy Zoom, que é substituído por Dave Alvin, dos The Blasters, e por Johnny Ray Bartel. Em 1985, gravam Poor Little Critter in the Road[3] .

Em 1986, após o lançamento de Ain't Love Grand, Zoom deixa a banda, e é substituído por Tony Gilkyson, dos Lone Justice. Com este novo membro, o grupo lança o seu álbum mais pesado, See How We Are, em 1987. No ano seguinte, gravam o álbum ao vivo Live at the Whisky a Go-Go[4] , e suspendem os seus trabalhos até 1993.

Neste período, Doe e Cervenka divorciam-se, e lançam trabalhos a solo. Cervenka com Old Wives Tales (1989) e Running Sacred (1990). Esta também colabora com Lydia Lunch e Wanda Coleman, como poeta e narradora. Doe edita Meet John Doe, em 1990.

A par da carreira de músico, John Doe trabalhou como actor em vários filmes, dos quais se destacam "Salvador", de Oliver Stone; Border Rádio e Sugar Town, de Allison Anders; Great Balls of Fire (biografia de Jerry Lee Lewis); The Good Girl, de Miguel Arteta; Boogie Nights, de Paul Thomas Anderson; e Roadside Prophets, filme independente, com a participação de Adam Horovitz, dos Beasty Boys. Na televisão, entrou em diversos episódios de Roswell[5] .

Em 1993, os X regressam com um novo álbum, Hey Zeus![6] , que não atinge o nível dos anteriores, e leva a novo período de trabalhos a solo. John Doe grava Unclogged, em 1995.

Os X também participaram em filmes como The Decline of Western Civilization[7] (um documentário sobre o fenômeno punk, de 1981), Urgh! A Music War[8] (1981) e X: The Unheard Music[9] (história dos X, de 1986).

Em 2005, os X comemoraram 25 anos de carreira, editando Live In Los Angeles em DVD e CD. Em 2006-2007, a banda teve sua música "Los Angeles" presente no jogo Guitar Hero Encore: Rocks the 80s[10] , sendo esta uma das canções mais difíceis do jogo[11] .

Em 2011, os X abriram os shows do Pearl Jam no Brasil.[12]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

  • Live at the Whisky a Go-Go, (1988)
  • Unclogged, (1995)
  • Live in Los Angeles, (2005)

Compilações[editar | editar código-fonte]

  • Beyond and Back: The X Anthology, (1997)
  • The Best: Make the Music Go Bang!, (2004)
  • X no Allmusic (em inglês)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre X (banda)
Oficiais
Informações
Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.