Xarife

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Xerife.

Xarife ou xerife (em árabe: شريف šarīf, pl. em árabe: شرفاء šurafāʾ; chorfa, em árabe marroquino), ou em árabe: أشراف, ʾašrāf, "nobre", "respeitável") é um descendente de Maomé por sua filha Fátima através de um dos seus dois netos, Haçane e Huceine.

Em árabe, a forma plural achrâf designa em particular os nobres das grandes dinastias omíadas, abássidas e alidas.

Xarifado[editar | editar código-fonte]

O xerifado ou xarifado em árabe: مشيخة, Maxiakhah) foi uma forma de divisão e governo comum no mundo árabe, atualmente desaparecida. Mais que uma zona geográfica definida com exatidão, o xerifado é a zona sob controle ou administração por um xerife (al-Xariff). Ao longo da história o destino dos xerifados teve desfechos diferentes: alguns evoluíram para emirados e posteriormente nações (ex. Emirados Árabes Unidos),[carece de fontes?] porém na sua maioria foram extintos pelas fronteiras dos estado-nação (ex. o rei Abdullah I da Jordânia que era o xerife de Meca, perder esse título quando da criação da Arábia Saudita).[1]

No Magrebe[editar | editar código-fonte]

No Marrocos[editar | editar código-fonte]

Califado Idríssida e Estados vizinhos

Idris I (Mulei Idris) era bisneto de Ali e de Fátima, filha de Maomé. Idris fugiu para Marrocos para escapar ao massacre da sua família pelos Abássidas em 786. Em 788, foi acolhido pelos berberes da região de Ualili (Volubilis), uma cidade fundada pelos romanos perto de Mequinez. Ele é o fundador da cidade de Fez. Morreu possivelmente envenenado por um funcionário enviado pelo califa Harune Arraxide em 791, deixando sua esposa Canza grávida. O seu filho Idris II, subiu ao trono com a idade de onze anos. O seu túmulo situa-se em Mulei Idris, aldeia na encosta de uma montanha perto das ruínas de Volubilis.

Os chorfas idríssidas vivem no norte do Marrocos: Fez, Ouazzane, Tânger, Taza, Melilha, Rebate, Salé, Ujda e Tetuão. No Marrocos as dinastias idríssidas, saadiana e alauita são chamadas xerifianas.

Na Argélia[editar | editar código-fonte]

Encontram-se também chorfas idríssidas no oeste da Argélia, em Tremecém, Ain Temouchent, Sidi Bel Abbes, Mostaganém, Mascara, Clefe, Relizane e Orão.

O emir Abdalcáder é de ascendência xerifiana.

No Oriente Médio[editar | editar código-fonte]

No Irão[editar | editar código-fonte]

No Irão, os mulás que são também chorfas usam um turbante preto, enquanto outros têm apenas direito a um turbante branco. Eles têm o título de Saíde

Nos países árabes[editar | editar código-fonte]

A dinastia hachemita, antiga dinastia dos xarifes da Meca em Hejaz, a dinastia reinante em Iraque e em Síria e atual dinastia reinante na Jordania descendem dos xarifes.

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Chérif».