Xbox Music

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Xbox Music
Nomes anteriores Xbox Live Marketplace
Requer pagamento? Sim
Gênero Compra on-line, Streaming
Cadastro Requerido
País de origem Múltiplos
Idiomas Múltiplos
Lançamento 16 de outubro de 2012
Desenvolvedor Microsoft Corporation
Proprietário Microsoft Corporation
Página oficial Página oficial

Xbox Music é um serviço digital de distribuição e streaming de músicas via internet, desenvolvida pela Microsoft, oferecendo mais de 30 milhões de músicas[1] , onde o usuário pode escutar uma prévia da música desejada, fazer compra de musicas ou escutar musicas ilimitadamente através de uma assinatura mensal ou anual. O usuário pode escutar musicas gratuitamente com anúncios. O serviço está disponível para Xbox 360, Xbox One,[2] Windows 8, Windows RT, Windows Phone 8,[3] iOS e Android.[4]

Xbox Music é o sucessor da linha de produtos e serviços, Zune, no qual a Microsoft decidiu abandonar a marca "Zune" e adotar a marca "Xbox" em função de um maior apelo que a marca possui. O foco do serviço é competir diretamente com seus maiores concorrentes, que são, iTunes Store, Google Play Music, Amazon MP3, Spotify, entre outros.

História[editar | editar código-fonte]

A Microsoft já havia se aventurado no mercado de serviços de musicas com sua linha de produtos, Zune, e loja virtual, Zune Music Marketplace que possuía 11 milhões de musicas, mas a linha de produtos e os serviços não tiveram sucesso, sendo que a marca foi abandonada no começo de 2010, continuando existindo em vários dispositivos e também no plano de assinatura "Zune Music Pass", no qual oferecia acesso ilimitado as musicas do serviço por uma assinatura mensal ou anual.[5]

Entretanto, a Microsoft foi destacando a força da marca Xbox por causa de seu apelo com os consumidores. Também foi expandido os serviços multimídias através do serviço Xbox Live, agora incluindo locadora virtual e loja de games virtual. Foi decidido então introduzir um novo serviço de musica utilizando de base os já existentes.

A Microsoft anunciou seu novo serviço de musica em sua press conference na E3 2012, no dia 4 de Junho.

O Xbox Music foi lançado juntamente com o serviço, Xbox Video, no dia 16 de Outubro de 2012.

Recursos[editar | editar código-fonte]

O serviço possui vários meios de acesso ao seu catalogo de musicas: streaming gratuito, streaming via assinatura e e loja virtual para compra de musicas.[5] O serviço possui mais de 30 milhões de músicas.[5]

Streaming Gratuito[editar | editar código-fonte]

O Xbox Music oferece streaming gratuito de musicas com anúncios na internet, Windows 8 e dispositivos com Windows RT em 15 países. Não há restrições durante os primeiros 6 meses, após esse período a um limite de horas por mês para streaming gratuito de musicas.

Referências

  1. Microsoft unveils Xbox Music MSNBC. Visitado em 20 December 2012.
  2. Xbox One: Xbox Music winsupersite.com. Visitado em 27 January 2014.
  3. Xbox Music service announced, coming to Xbox, Windows Phone, and Windows 8 theverge.com. Visitado em 20 December 2012.
  4. Xbox Music launches on iOS and Android, free streaming on the web theverge.com. Visitado em 9 September 2013.
  5. a b c Brodkin, Jon (4 June 2012). 30 million-track Xbox Music service coming from Microsoft Ars Technica Condé Nast Digital. Visitado em 19 December 2012.