Xeque-mate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Com o auxílio do seu Rei, a Dama branca deu xeque-mate ao Rei negro e a partida terminou, desde que não haja outra peça preta (noutro local do tabuleiro, que não esteja visível) que possa capturar a rainha.

Xeque-mate (em persa شاه مات‎, significando o rei está morto), ou simplesmente mate, é uma expressão usada no enxadrismo para designar o lance que põe fim à partida, quando o Rei atacado por uma ou mais peças adversárias não pode permanecer na casa em que está, movimentar-se para outra ou ser defendido por outra peça.

A maioria dos termos de xadrez, usados pelos europeus, tem origem persa.[1] Shah, que quer dizer rei, deu origem a check e chess em inglês, echec e echecs em francês, scacco em italiano e xaque em espanhol.[2] Shâh-mât significa o rei está morto.[3]

A expressão Shâh-mât não é usada quando o adversário é seu soberano, quando a expressão usada é Shâh-em!, ou Ó meu rei! Houve um rei da Pérsia que proibiu o jogo de xadrez, por causa da expressão shâh-mât. Seu sucessor voltou a permitir o jogo, mas ordenou que a expressão usada fosse Nefs-mât, ou a pessoa está morta.[3]

Mates Básicos ou Elementares[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Os mates elementares são aqueles em que um lado (por convenção, as pretas) tem apenas o rei e o outro lado tem um conjunto mínimo de peças para dar o mate.

Eles são:

  • Rei e Dama contra Rei
  • Rei e Torre contra Rei
  • Rei e Dois Bispos contra Rei
  • Rei, Bispo e Cavalo contra Rei

Quase todos mates são considerados de fácil execução, exceto o Rei, Bispo e Cavalo contra Rei.

Em todos os mates descritos acima é preciso forçar o rei adversário a mover-se para uma área específica do tabuleiro (Dama e Torres para as laterais e Bispos ou Bispo e Cavalo para os cantos), para que não venham a restar casas de fuga ao rei adversário.


Rei e Dama contra Rei[editar | editar código-fonte]

Começo de um tabuleiro de xadrez. a b c d e f g h
8 rei preto em f8 8
7 dama branca em f7 7
6 rei branco em e6 6
5 5
4 4
3 3
2 2
1 1
a b c d e f g h Fim do tabuleiro de xadrez.
Mate de Rei e Dama contra Rei

Para a execução desse mate o Rei precisa apoiar a dama, não para forçar o movimento do Rei adversário para uma das bordas, mas para efetuar o mate.

Rei e Torre contra Rei[editar | editar código-fonte]

Para a execução desse mate, precisa-se bloquear o avanço do Rei adversário para o centro com o Rei e dar xeque com a Torre.

Começo de um tabuleiro de xadrez. a b c d e f g h
8 8
7 7
6 6
5 rei branco em d5 rei preto em f5 5
4 4
3 3
2 torre branca em f2 2
1 1
a b c d e f g h Fim do tabuleiro de xadrez.
Posição necessária para forçar o Rei adversário à mover-se para uma das bordas
Começo de um tabuleiro de xadrez. a b c d e f g h
8 8
7 torre branca em h7 7
6 6
5 5
4 4
3 rei branco em f3 rei preto em h3 3
2 2
1 1
a b c d e f g h Fim do tabuleiro de xadrez.
Mate efetuado, com Th7#

Rei e dois Bispos contra Rei[editar | editar código-fonte]

Para executar esse mate, deve-se forçar o Rei adversário a mover-se para um dos cantos, e o mate será efetuado com o Bispo de casa da cor do canto para o qual o Rei adversário irá se situar.

Começo de um tabuleiro de xadrez. a b c d e f g h
8 8
7 7
6 rei preto em b6 6
5 5
4 bispo branco em a4 rei branco em b4 4
3 bispo branco em e3 3
2 2
1 1
a b c d e f g h Fim do tabuleiro de xadrez.
Posição necessária para forçar o movimento do Rei adversário a um dos cantos do tabuleiro
Começo de um tabuleiro de xadrez. a b c d e f g h
8 rei preto em a8 8
7 rei branco em c7 7
6 6
5 bispo branco em c5 5
4 bispo branco em e4 4
3 3
2 2
1 1
a b c d e f g h Fim do tabuleiro de xadrez.
Mate efetuado com Be4#

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Philipp Stamma, The Noble Game of Chess: Or, A New and Easy Method to Learn to Play Well in a Short Time: Together with a Curious Account of Its Antiquity, Derivation of Its Terms, Etc, The Preface, p.v [google books]
  2. Philipp Stamma, The Noble Game of Chess: Or, A New and Easy Method to Learn to Play Well in a Short Time: Together with a Curious Account of Its Antiquity, Derivation of Its Terms, Etc, The Preface, p.vi
  3. a b Philipp Stamma, The Noble Game of Chess: Or, A New and Easy Method to Learn to Play Well in a Short Time: Together with a Curious Account of Its Antiquity, Derivation of Its Terms, Etc, The Preface, p.x