Xerófilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Exemplo de Planta Xerófila

Um organismo xerófilo é um organismo adaptado à vida num meio seco, num meio com pouca umidade.

Aplicando-se às plantas e associações vegetais, ou seja, a plantas que podem suportar a escassez de água na zona em que habitam, como as estepes ou o sertão brasileiro, utiliza-se o termo xerófita.

Se localizam em regiões climáticas áridas (desérticas) e ambientes secos de regiões semiáridas e semiúmidas, como na caatinga.

Possui raízes largas, talos grossos e folhas reduzidas a espinhos (normalmente).

Os cactos do deserto são exemplos de xerófilas, pois são plantas secas. Um organismo xerófilo é um organismo adaptado à vida num meio seco, num meio com pouca umidade. Aplicando-se às plantas e associações vegetais, ou seja, a plantas que podem suportar a escassez de água na zona em que habitam, como as estepes ou o a região do clima semiarido brasileiro, utiliza-se o termo xerófita. Se localizam em regiões climáticas áridas (desérticas) e ambientes secos de regiões semiáridas e semiúmidas, como na caatinga. Possui raízes largas para que possam retirar água do solo, talos grossos e folhas reduzidas a espinhos (normalmente). Os cactos do deserto são exemplos de xerófilas, pois são plantas adaptadas à um clima extremamente seco e quente. Por possuir raízes longas, são capazes de absorver água do solo, armazenando-a. Xerófilas também pode ser encontradas em Salvador conhecida pelo nome de Juliana ou Gnomo de Jardim

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

adapta-se a falta de água