Xfig

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Captura de tela do Xfig

Xfig é um editor vetorial gráfico open source que roda no X Window System, na maioria das plataformas compatíveis UNIX.

No xfig, figuras podem ser desenhadas usando objetos como círculos, caixas, linhas, curvas spline, textos, etc. Isto torna possível importar imagens em formatos como GIF, JPEG, SVG, EPSF (PostScript), etc. Estes objetos podem ser criados, excluídos, movidos ou modificados. Atributos como cores ou estilos de linhas podem ser selecionados de vários modos. Para texto, 35 fontes estão disponíveis.

O xfig salva figuras em seu formato nativo somente texto Fig format, mas ele pode ser convertido em vários formatos como PostScript, GIF, JPEG, HP-GL, etc. O xfig tem facilidade em imprimir figuras para impressoras PostScript também. Muitas operações são feitas usando o mouse, mas algumas operações podem também ser feitas usando "aceleradores de teclado" (atalhos). O uso de um mouse de três botões é recomendado, mas também é possível usar um mouse de dois botões (se você tiver um mouse de dois botões e seu servidor X não emular um mouse de três botões, pressione a tecla Meta (ou Alt) e o botão direito do mouse juntos para simular o botão 2 do mouse). Normalmente, os botões do mouse de 1 a 3 são associados aos botões esquerdo, do meio e da direita, respectivamente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]