X.Org

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Xorg)
Ir para: navegação, pesquisa
X.Org Server
X.Org Server logo
Desenvolvedor X.Org Foundation
Lançamento 6 de abril de 2004; há 523 semanas e 3 dias[1]
Versão estável 1.12.3 (8 de julho de 2012)
Sistema operacional multiplataforma
Gênero(s) Sistema de janelas
Licença X11 License
Página oficial www.x.org
X.Org Server es um servidor de ecrã

X.Org Server (geralmente abreviado para Xorg Server, XServer ou apenas Xorg) refere-se às liberações de pacotes do servidor X gerenciadas pela X.Org Foundation, que é hospedada pela freedesktop.org, e concede acesso público ao padrão das liberações do X Window para os esforços da comunidade de software livre e de código aberto.

Os serviços com os quais a X.Org Foundation suporta o X Server incluem os pacotes das liberações, certificação (para uma taxa), avaliação de melhorias de código, o desenvolvimento do site web e a manipulação da distribuição de doações monetárias. Os lançamentos são codificados, documentados e empacotados pelos desenvolvedores mundiais.

História[editar | editar código-fonte]

O moderno X.Org Foundation foi criado em 2004, quando o organismo que supervisionou as normas X e publicou a implementação de referência oficial juntou forças com o ex-desenvolvedores XFree86.

A X11R6.7.0, primeira versão do X.Org Server, foi um fork do XFree86 4.4 RC2. A principal razão para o fork foi um desentendimento sobre a nova licença para a versão final do XFree86 4.4. Entretanto vários desentendimentos entre os contribuintes já haviam surgido antes da separação. A partir daí muitos dos desenvolvedores do XFree86 se juntaram ao projeto X.Org Server.

A release X11R7.0.0 trouxe um sistema de construção modular baseado no GNU Autotools. Enquanto até a versão 6.9.0 usava-se o velho imake. O caminho modular (usando GNU Autotools), portanto, parece ser a direção futura do servidor X.Org. Também os binários do X11 mudaram de sua própria árvore de subdiretórios /usr/X11R6 para a árvore global /usr em muitos sistemas Unix.

Adoção[editar | editar código-fonte]

O X.Org Server é muito popular em sistemas operacionais Unix-like, sendo adotado na maioria das distribuições Linux e variantes BSD. Apesar de estar incluído no Solaris da Sun Microsystems, é o de-facto um servidor para sistemas x86. Sistemas baseados em SPARC quase exclusivamente usam o servidor de propriedade da Sun Microsystems Xsun, pois o driver de suporte gráfico da Sun para o X.Org é muito limitado. Ele também é usado no Cygwin/X, Cygwin aplicação do servidor X para Microsoft Windows, no VcXsrv e Xming. Mac OS X anterior à 10.5 ("Leopard") eram fornecidos com um servidor baseado no XFree86, mas a partir da versão 10.5. o servidor X é baseado no código base do X.Org.[2]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. X.Org Foundation releases X Window System X11R6.7 Abril de 7 de 2004
  2. Re: Xorg in Leopard?, From: Ben Byer, Date: 29 June 2007, Apple Mailing Lists

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software livre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.