Xsun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Xsun é um servidor de ecrã

Xsun é um implementação do servidor X Window System (X11) incluído com o sistema operacional Solaris, desenvolvido pela Sun Microsystems. Ele substituiu o antigo servidor "Xnews", que suporta a exibição de não apenas aplicações X11, mas também NeWS e programas SunView. Xsun removeu suporte para esses ambientes legados, e adicionou suporte para Display PostScript.

Xsun foi lançado como parte do Solaris 2.3 em novembro de 1993. Ele foi originalmente baseado no X11 Release 5, a versão incluída com o Solaris 10 é baseado no X11R6.6.

Solaris 10 inclui tanto Xsun e servidor X.Org, o software de fonte aberta é implementação de referência do X, baseado em X11R7. O "Xorg" é o servidor mais usado para sistemas x86, o servidor Xsun continua a ser o mais comumente usado para sistemas SPARC; suporte Xorg para SPARC só foi acrescentado no Solaris 10 8/07, e tem o suporte de driver muito limitada.[1] O projeto OpenSolaris afirmou que a futura direção do suporte X é através de implementar o Xorg.[2] Oracle Solaris 11 lançado em novembro de 2011, inclui apenas a implementação do servidor Xorg X11 (X.org 1.10.3), portanto, implementação Xsun foi rejeitada.[3]

Ao contrário de XFree86, XSun implementado mode setting baseado em núcleo para alguns driver de dispositivos gráficos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. What's New in the Solaris 10 8/07 Release Solaris 10 O que há de novo. Sun Microsystems. Página visitada em 2008-07-23.
  2. OpenSolaris Community: X Window System. Página visitada em 2008-07-23. ""Com o tempo, estamos trabalhando para migrar as bibliotecas existentes e clientes para construir a partir da base mais recente fonte, bem como para as futuras versões do Solaris.""
  3. Transitioning From Oracle Solaris 10 to Oracle Solaris 11. Página visitada em 2012-06-26. ""Enquanto a Oracle Solaris 10 inclui tanto a família Xsun de servidores X, com Xsun como padrão em plataformas SPARC e Xorg como padrão em plataformas x86, Oracle Solaris 11 suporta apenas a família Xorg de servidores.""

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.