xz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


xz
Desenvolvedor The Tukaani Project
Versão estável 5.0.4 (22 de junho de 2012)
Sistema operacional Windows, Linux, Mac OS X e outros
Gênero(s) Compactador
Licença GPL
Página oficial tukaani.org/xz

xz é um programa de compressão sem perda de dados e um formato de arquivo que incorpora o algoritmo de compressão LZMA2.

O xz implementa uma compressão sem perdas com taxas de compressão muito elevadas e normalmente superiores às obtidas pelos utilitários gzip e bzip2. Tal como estes utilitários, o xz não implementa funcionalidades de arquivo pelo que é frequente a sua utilização em conjunto com arquivadores como o TAR ou o cpio. O xz pode também ser utilizado na compressão de dados em fluxo (streams).

Utilização[editar | editar código-fonte]

O xz é atualmente utilizado para a compressão de muitos dos arquivos disponibilizados para serem descarregados da Internet. As versões oficiais do código fonte do núcleo de sistema operativo Linux estão disponíveis no site kernel.org em arquivos TAR comprimidos com o xz (formato .tar.xz).

See also[editar | editar código-fonte]