Yad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yad sendo utilizado para leitura da Sefer Torá.

Yad ou iad (em hebraico: יד), literalmente "mão", é um apontador ou ponteiro ritual judaico utilizado no acompanhamento do texto sagrado em pergaminho durante a leitura da Sefer Torá. Popularmente conhecido como mão da leitura ou ponteiro da Torá.

Razões de utilização[editar | editar código-fonte]

O apontador é utilizado em razão da proibição religiosa de se tocar a Sefer Torá. Além disso, o yad garante que o pergaminho, muito frágil, não seja danificado. O velino, um tipo fino de pergaminho feito de peles delicadas de bezerros e cordeiros, não retém tinta facilmente e até mesmo um leve toque com os dedos pode danificar as letras manuscritas. Possui também a finalidade prática de indicar separadamente cada palavra do texto para que nenhuma delas seja esquecida por descuido. [1] [2]

Manufatura[editar | editar código-fonte]

Leitor usando yad e tefilin.

Pode ser confeccionado a partir de diversos materiais, sendo a prata o mais comum, sendo especialmente utilizada na manufatura da pequena coroa de adorno na maioria dos yads. Possui normalmente a forma de uma haste longa, terminada em uma pequena mão fechada com o seu dedo indicador apontado. Em alguns casos, um yad também pode ser revestido com tecidos. Geralmente vem acompanhado de uma corrente de prata e pode ser incrustado com pedras semipreciosas, mas em geral é simples e liso, sem qualquer decoração. Mede entre 20 a 25 cm de comprimento.[3]

Chidur mitzvah[editar | editar código-fonte]

Apesar de não ser uma exigência para a recitação da Sefer Torá, é utilizado com frequência, sendo considerado como chidur mitzvah, ou seja, um aperfeiçoamento do mandamento da leitura sagrada.

Notas e referências

  1. [1] Hebrew word of week: Yad.
  2. [2] Torah Pointer Yad.
  3. [3] Revista Morashá: A mão da leitura ou Yad.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • JACOBS, Joseph; EISENSTEIN, Judah David. Yad, em Jewish Encyclopedia. Nova Iorque-Londres, Funk and Wagnalls Company, 1901-1906.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Yad