Yahoo! Respostas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Yahoo Answers)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Yahoo! Respostas
Requer pagamento? Não
Gênero Perguntas e respostas
Cadastro Público
País de origem  Estados Unidos
Idiomas Inglês, Português, etc.
Lançamento 8 de dezembro de 2005 (EUA)
Desenvolvedor Yahoo!
Proprietário Yahoo!
Página oficial br.respostas.yahoo.com

Yahoo! Respostas (em inglês: Yahoo! Answers) é um serviço lançado pelo portal Yahoo! em 2005[1] (no Brasil: 2006[2] ). Toda pessoa cadastrada pode perguntar ou responder. Posteriormente, a questão é encerrada SOMENTE pelo autor da pergunta, NÃO existe limite de tempo para qual escolha.

O Yahoo! Respostas foi introduzido nos portais Yahoo! de diversos países, e em todos eles baseia-se num sistema de pontos.

O site foi atualizado em 24 de janeiro de 2014, a mudança foi aderida a todos outros países exceto os Estados Unidos, já que por lá havia a versão atualizada, e somente alguns países incluindo o Brasil obteve a mudança, que era a versão antiga, percebido a cor verde e na versão nova o roxo.

Sistema de pontos[editar | editar código-fonte]

O usuário recebe 2 pontos por resposta dada, e 1 por cada visita do dia. Cada pergunta feita leva à perda imediata de 5 pontos, quando o autor da pergunta escolhe a melhor resposta o ganhador recebe 10 pontos e o autor da pergunta recebe de volta 3 pontos (dos 5 que havia perdido quando fez a pergunta). Ao iniciar sua participação no Yahoo! Respostas o usuário recebe 100 pontos.

Níveis[3] [editar | editar código-fonte]

Para estimular a participação dos usuários, o site possui um sistema de nível de pontos, que quando o usuário consegue muitos pontos ele chega ao nível mais alto,e quanto maior o nível mais ele pode participar do site dando mais respostas e perguntas diariamente,os níveis são do 0 até o 7:

  • Nível first - Nível mostrado somente quando o usuário tem 10 pontos. É possível apenas responder, nada mais.
  • Nível 1 - Se pode fazer até 5 perguntas, 20 respostas, e pode dar apenas 100 estrelas diariamente, e pode avaliar outras respostas, os pontos são entre 1 a 249 para ficar nesse nível.
  • Nível 2 - Se pode fazer até 10 perguntas, 80 respostas, e pode dar 100 estrelas diariamente, e pode avaliar sem limites as respostas,os pontos são entre 250 a 999.
  • Nível 3 - Se pode fazer até 15 perguntas, 120 respostas, e pode dar 100 estrelas diariamente, e pode avaliar sem limites as respostas,os pontos são entre 1.000 a 2.499
  • Nível 4 - Se pode fazer até 20 perguntas, 160 respostas, e pode dar 100 estrelas diariamente, e pode avaliar sem limites as respostas,os pontos são entre 2.500 a 4.999
  • Nível 5 - Se pode fazer até 20 perguntas, 160 respostas, e pode dar 100 estrelas diariamente, e pode avaliar sem limites as respostas,os pontos são entre 5.000 a 9.999
  • Nível 6 - Se pode fazer até 20 perguntas, 160 respostas, e pode dar 100 estrelas diariamente, e pode avaliar sem limites as respostas,os pontos são entre 10.000 - 24.999
  • Nível 7 - O último nível. Se pode fazer até 160 perguntas, 80 respostas, e pode dar 100 estrelas diariamente, e pode avaliar respostas sem limites, os pontos tem que ser superior à 25.000.

Usuários Top[editar | editar código-fonte]

Um “Usuário Top” é alguém que é entendido em uma categoria específica, que contribui com boas perguntas e respostas. Assim, quanto mais o usuário contribuir, maiores são as suas chances de se tornar um. O sistema do Yahoo! Respostas atualiza este ranking toda semana, portanto, se um "Usuário Top" deixa de participar ativamente com ótimo conteúdo poderá perder a marca. Enquanto isso, o usuário que fizer a sua parte postando conteúdo de qualidade e tiver uma porcentagem grande de melhores respostas, ganhará a marca.

Apagar uma pergunta[editar | editar código-fonte]

Para apagar uma pergunta, o usuário deve entrar em contato via e-mail com a Equipe Yahoo Respostas solicitando pedido de apagamento da pergunta, se a pergunta não for uma violação o usuário não perde ponto, agora se a pergunta for uma infração e o usuário solicitar a remoção do conteúdo, não perderá ponto, mas se o nível da infração for grave o usuário perderá 10 pontos e ainda corre o risco de ter sua conta suspensa.

Sistema de denúncias[editar | editar código-fonte]

Em caso de perguntas ou respostas ofensivas, os participantes do serviço podem denunciar ao Yahoo! Respostas a pergunta ou resposta do usuário que se utilizou de ofensas, palavrões, xingamentos, incentivos ao preconceito racial, ao suicídio, à pedofilia, à violência, ao anti-semitismo, ou a intolerância religiosa. Caso a pergunta ou resposta receba grande número de denúncias é imediatamente excluída e o autor do abuso perderá 10 pontos. Em caso de várias denúncias sucessivas o usuário poderá ter sua conta excluída do Yahoo! Respostas. Nos casos mais graves, os usuários do serviço poderão ainda registrar sua denúncia na Safernet.

Safernet[editar | editar código-fonte]

Caso a ofensa envolva incentivo ao preconceito racial, pedofilia, violência, anti-semitismo, ou intolerância religiosa, o usuário poderá contar com o serviço gratuito da Safernet, onde poderá fazer sua denúncia anonimamente e acompanhá-la mediante um número de protocolo que receberá ao final do cadastro da denúncia. A Safernet não tem ligações com o Yahoo!, mas é uma possível ferramenta no combate aos abusos na Internet.[4] [5] O usuário pode ainda fazer denúncias referentes ao Orkut, Facebook, Twitter, Sonico, e de outras páginas, desde que envolvam os crimes supracitados.

Países que possuem o serviço[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Yahoo Answers Launches. techcrunch.com (2011). Página visitada em 31 de maio de 2011.
  2. Yahoo! Respostas supera a Wikipédia no Brasil (02/03/2009). oglobo.globo.com (2009). Página visitada em 31 de maio de 2011.
  3. http://br.answers.yahoo.com/info/scoring_system;_ylt=As66KDD046AfNOOISLN20w7F6gt.;_ylv=3 "Sistema de pontos (Níveis)". Página visitada em 13 de junho de 2014.
  4. Sobre a Safernet.
  5. Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. SaferNet no combate aos abusos contra menores 10 de outubro de 2007.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]