Yamaha YZF-R1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yamaha YZF-R1
091312-2013-yamaha-yzf-r1-track-27.jpg
Fabricante Yamaha
Apelido R1
Produção 1998 - presente
Predecessora Yamaha YZF 1000R
Tipo Super-Esportiva
Motor 998 cc, resfriamento líquido, 4 cilindros em linha, 4 tempos, DOHC, virabrequim crossplane
Potência 182 cv
Transmissão 6 marchas, corrente
Freios Disco nas 2 rodas
Dianteiro: Duplo de 310mm, 6-pistões
traseiro: 220mm, pistão simples
Altura do Assento 83,56mm (banco)
Tanque 18 litros
Relações Yamaha YZF-R6
Similar Ducati 1199 Panigale
Honda CBR1000RR
Kawasaki Ninja ZX-10R
MV Agusta F4 1000 S
Suzuki GSX-R1000
BMW S1000RR

A YZF-R1 é uma motocicleta superesportiva fabricada pela Yamaha a partir do ano de 1998.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Equipada com um motor e chassis desenvolvidos com base na competição Superbike inspirados na YZR-M1, com duas ponteiras embaixo do banco que proporcionam um ronco característico do R1, devido ao virabrequim crossplane que proporciona um ronco um pouco similar ao das Ducati V2.

Os faróis da R1 contam com uma espécie de "pálpebra" que os cobre parcialmente quando em luz baixa e os revelam totalmente quando em luz alta, além de estarem integrados às entradas de ar do sistema RAM-AIR.


Versões[editar | editar código-fonte]

Yamaha R1 2013

A atual versão da R1 é equipada com motor de quatro cilindros de 998 cm³ com refrigeração líquida é capaz de alcançar potência máxima de 182 cavalos a 12.500 rpm e 11,8 mkgf a 10.000 rpm, e também conta com um seletor para três tipos diferentes de mapeamentos de ignição, o qual foi instalado junto ao manete direito. O modo padrão coloca o motor em potência total, o modo "A" é mais indicado para regimes de médias rotações e o modo "B" para uma resposta mais suave do acelerador


Seu grande diferencial, em comparação aos modelos de outras marcas, é adoção do sistema “Crossplane”, no qual os pistões do motor trabalham de forma assimétrica, garantindo aceleração mais constante.

O modelo é um dos principais da categoria das superesportivas. Totalmente nova, foi projetada com auxílio do piloto Valentino Rossi, da categoria MotoGP. A começar do motor, um dos itens mais importantes neste segmento.


O YCC-I varia o comprimento do duto de admissão, feito em resina plástica, de acordo com a rotação do motor. Na nova R1 seu comprimento pode variar entre 65 mm e 140 mm. Como resultado, a moto tem o motor sempre cheio, oferecendo o melhor em desempenho. Um outro é o sistema de aceleração eletrônica ride-by-wire, chamado nesta quinta geração da R1 de YCC-T (Acelerador Yamaha Controlado por Chip), que garante maior precisão nas acelerações.


Ciclística[editar | editar código-fonte]

O novo quadro Deltabox também foi inspirado na moto de corrida do piloto italiano Rossi, e recebeu melhorias para "suportar" o motor mais potente. Teve a rigidez reforçada, garantindo melhor maneabilidade, mais precisão nas curvas e estabilidade em altas velocidades.

A balança traseira, construída de forma assimétrica, é 30% mais rígida que na versão anterior, e promete manter a roda no chão nas saídas de curva. O sistema de suspensão também foi redesenhado com um novo amortecedor na traseira, totalmente ajustável. Na dianteira, o garfo upside-down de 43 mm de diâmetro ganhou novos ajustes e está mais firme. Os freios também são novos nessa quinta geração. Na dianteira, as rodas chegaram com dois discos de 310 mm de diâmetro (10 mm menor que a versão 2006) mas com pinças radiais mais potentes, de seis pistões.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Em 2006 surgiu o modelo LE para comemorar o 50 º aniversário da Yamaha Racing, o modelo era a réplica utilizada pelo piloto Kenny Roberts, com pintura em preto e amarelo e com amortecedores dianteiros e traseiros da Öhlins, a mesma fornecedora da YZR-M1 da MotoGP, as rodas de alumínio eram forjadas pela Marchesini e foram projetadas especificamente para a edição LE. Na época custava em torno de US$18.000 (mercado norte americano) e foram produzidas apenas 500 unidades.

Ícone de esboço Este artigo sobre motociclismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.