Yap

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira de Yap
Mapa da ilhas que formam o estado de Yap.

Yap é um dos quatro estados que fazem parte dos Estados Federados da Micronésia. Yap é o estado mais ocidental da federação, localizada a meio caminho entre as ilhas de Guam e Palau.

Yap é composto pelas ilhas de Yap, Gagil, Tomil e Rumung.

Colonia é a capital do estado de Yap. Administra Yap e outros 14 atóis: Eauripik, Elato, Fais, Faraulep, Gaferut, Ifalik, Lamotrek, Ngulu, Olimarao, Piagailoe (West Fayu), Pikelot, Sorol, Ulithi, e Woleai. Os que se encontram a negrito são municípios.

Em 2003 a população era de 6300 habitantes em Colonia . O estado tem uma área de 102 km².

Línguas e etnias[editar | editar código-fonte]

Yap propriamente dita (conhecida como Wa'ab or Waqab) foi inicialmente povoado por migrantes da Península malaia, o arquipélago da Indonésia e ilhas Salomão. A língua yap está relacionada com as línguas malaias do sudeste asiático e tem fortes influências da Papua-Nova Guiné. As outras ilhas do arquipélago de Yap são fortemente influenciados pela cultura Polinésia. Os ulithianos e woleaianos são fortemente influenciadas pelos vizinhos da ilha de Chuuk.

O estado de Yap tem 5 línguas oficiais: inglês, ulithiano, woleaiano, satawalês e yap.[1]

Economia[editar | editar código-fonte]

Os nativos do arquipélago usam um curioso e tradicional sistema financeiro próprio, através de roscas feitas de pedras, de diferentes tamanhos, como moeda para transações comerciais entre si. As pedras maiores, que chegam a pesar cinco toneladas e medir quatro metros de diâmetro, podem comprar um povoado inteiro. As pequenas, de dez centímetros, podem comprar um porco. [2]

Municípios[editar | editar código-fonte]

Ilha de Yap[editar | editar código-fonte]

Foto aérea da ilha.

Outras ilhas[editar | editar código-fonte]

Mapa do Estado de Yap.

Os seus habitantes são conhecidos por terem navegado grandes distâncias no Oceano Pacífico. Mesmo em tempos recentes, canoas partindo de Yap navegaram rumo às Ilhas Marianas, Okinava e Palau.

Referências e notas[editar | editar código-fonte]

  1. Yap, Federated States of Micronesia. Pacific Resources for Education and Learning. Página visitada em 2006-10-24.
  2. Goldberg, Dror. "Famous Myths of "Fiat Money"," Journal of Money, Credit and Banking 2005, 957-967