Yaqut al-Hamawi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Abu Abdallah Yaqut ibn-Abdallah al-Rumi al-Hamawi (ár. :ياقوت الحموي), mais conhecido apenas como Yaqut (ano 574 da Hégira/1179 da era cristã - ano 626 da Hégira/1229 da era cristã), foi um geógrafo e biógrafo de origem síria. Al-Rumi refere-se ao facto de ter sido um escravo descendente de cristãos gregos oriundos do Império Romano do Oriente (aos quais, por isso mesmo, os árabes chamavam de "Romanos"); al-Hamawi, ao facto de ter nascido na cidade de Hama, na Síria.

As suas principais obras são o Muʿjam al-Udabā’ (معجم الأدباء, ou Biografias de Homens Sábios), uma colectânea de biografias dos homens mais importantes do seu tempo, e o Kitāb Muʿjam al-Buldān (معجم البلدان, "Livro dos Países"), obra concluída em 1228, com informações relativas à história, geografia e etnografia das nações por que viajou, desde o Turquestão à Península Ibérica. De facto, constitui uma obra de grande valor para o conhecimento do Al-Andalus desta época.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.