Yara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Iara (personagem do folclore brasileiro).
Yara
Yara
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Elenco ver
País de origem  México
Idioma original espanhol
Episódios 155
Produção
Diretor(es) Alfredo Saldaña
Produtor(es) Ernesto Alonso
Tema de abertura Mi amor prohibido - Angélica María
Exibição
Emissora original México Canal de las Estrellas
Transmissão original México 12 de março de 1979 - 12 de outubro de 1979
Cronologia
Viviana
Muchacha de barrio

Yara é uma telenovela mexicana produzida por Ernesto Alonso para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 12 de março e 12 de outubro de 1979.[1]

Inicialmente exibida às 21:30, passou a ser transmitida às 19:00 a partir de 30 de julho de 1979.

Foi protagonizada por Angélica María, Jaime Moreno e Frank Moro e antagonizada por Alma Muriel, Rosa María Moreno, Carlos Ancira, Juan Peláez, Blanca Guerra, Salvador Sánchez e Irma Serrano.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Yara é uma indígena lacandona que chega, desde Chiapas, à Cidade do México em busca de uma melhor qualidade de vida. Ao chegar se encontra com diversos obstáculos, como a hostilidade das pessoas e sua nula precaução ao cruzar as ruas e avenidas. Em uma dessas situações, é atropelada por Andrés, quem não a deixa a sua sorte a leva para sua casa. Enquanto Yara se apaixona por Andrés, ele se aproveita de sua ignorância, ingenuidade e inocência, ao planejar um casamento falsa para fazer ciúmes a Leticia. Passava o tempo e Yara sofria o desprezo da sociedade e das pessoas que a rodeavam, mas ao mesmo tempo forjava seu caráter. Assim que descobre a armação de Andrés, Yara foge e acude com Juan Carlos, quem se converte em seu protetor. No entanto, Andrés a encontra e confessa que fez uma aposta com Juan Carlos, que consistia en que ele se ficaria com ela. Ante ele, Yara aposta a Andrés a que em um tempo, ele será quem rogará por seu amor ante seus pés. No entanto, aparece Eladio a expressar seus sentimentos a Yara, de quem se havia apaixonado desde que chegou a cidade, ainda que se esperou a que se superara para estar a sua altura. Posteriormente, Yara conhece a Mauricio, quem a apoia transformando sua aparência e modos, além de convertê-la em uma cantora famosa.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Yara, telenovela». Univisión. Consultado em 7 de janeiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]