Yarrow Shipbuilders

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Yarrow)
Yarrow Shipbuilders Limited
Companhia pública
Fundação 1865
Sede Scotstoun, Glasgow,  Reino Unido

Yarrow Shipbuilders Limited (YSL), mais conhecida como Yarrows, foi um grande estaleiro, que passou a fazer parte do grupo empresarial BAE Systems.[1]

O estaleiro situa-se atualmente no Rio Clyde, distrito Scotstoun de Glasgow, Escócia.

História[editar | editar código-fonte]

A empresa foi fundada por Alfred Yarrow, nos idos de 1870's como Yarrow & Company Limited, originalmente era baseado na Isle of Dogs, em Londres, onde centenas de navios a vapor foram lançados, incluindo embarcações fluviais e lacustres. Encomendas eventuais foram feitas pela Royal Navy.[2]

A Yarrows transferiu suas instalações para Scotstoun, Glasgow no início de 1906 devido ao alto custo da terra e da mão de obra em Londres.

As instalações industriais em Londres foram fechadas em 1908.

O empresa foi uma das líderes mundiais na construção de contratorpedeiros (destroyers) desde a sua criação até depois da Primeira Guerra Mundial. Atendia pedidos da Royal Navy e exportava para outros clientes. Yarrow foi também um construtor de caldeiras a vapor, sendo um dos modelos produzidos conhecido mundialmente como "caldeira tipo Yarrow".

Em consequência da crise da indústria naval do Reino Unido,[3] por um ato do governo trabalhista de James Callaghan a empresa foi nacionalizada e agrupada com outros grandes estaleiros britânicos passando a compor a British Shipbuilders em 1977.

No governo de Margaret Thatcher foi iniciado um programa de privatização, e a Yarrow foi um dos primeiros ativos da British Shipbuilder a ser vendido.

Em 1985 a empresa foi transferida para a General Electric Company plc, divisão GEC-Marconi, tornando-se a Marconi Marinho (YSL).

Em 1999 a Marconi Electronic Systems foi vendida à British Aerospace. A Marconi Marinho (YSL) tornou BAE Systems Marine (YSL). A partir de 2006, a YSL é parte da BAE Systems, divisão Surface Fleet Solutions.

Navios construídos pela Yarrow Shipbuilders[editar | editar código-fonte]

Esta é uma relação parcial.

Estaleiro em Londres:

Estaleiro em Glasgow:

  • Navios transformados
    • HMCS Tuna construído originalmente como Tarantula

Referências

  1. «1875 - Yarrow Shipbuilders» (em inglês). BAE Systems. Consultado em 22 de julho de 2012 
  2. «History of London Yard» (em inglês). London Yard, Dockland's best kept secret. Consultado em 22 de julho de 2012. Arquivado do original em 16 de abril de 2009 
  3. Chris West (1 de janeiro de 2002). «Government's shipbuilding crisis» (em inglês). BBC news. Consultado em 22 de julho de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.