Yavin 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Yavin 4 é uma lua fictícia da série Star Wars.


A quarta lua do gigante gasoso Yavin foi local de mais batalhas galácticas do que se poderia esperar. Milênios antes do ataque da Rebelião à Estrela da Morte, o Lorde Sith Naga Sadow se refugiou com seus guarda-costas Massassi no planeta. Os Massassi, mais tarde, se viram em um conflito maciço entre os Sith e os Jedi, e todos pereceram.

História[editar | editar código-fonte]

Apesar dos perigos em Yavin 4, o satélite serviu de esconderijo para as forças Rebeldes que fugiram de Dantooine. Os enormes Templos Massassi serviram de quartéis, e abrigaram a pequena tropa de velhos caças estelares que eles possuíam. A localização da base foi traída pela Millenium Falcon, pois um dispositivo de rastreamento havia sido colocado na nave durante sua estadia na Estrela da Morte. A base de Yavin foi salva por Luke Skywalker, que destruiu a Estrela da Morte antes que o Império pudesse usar seu superlaser para acabar com Yavin IV. Infelizmente, a base em Yavin caiu definitivamente quando Darth Vader retornou com tropas terrestres e bombardeiros aéreos. O general Rebelde Jan Dodonna ficou na base durante a evacuação, arriscando sua vida para lançar uma série de cargas de concussão que destruiu uma esquadrilha inteira de bombardeiros TIE.

Caracteristicas[editar | editar código-fonte]

Grandes e amplas florestas com copas altas cobrem a maior parte da paisagem úmida, enquanto os vulcões dominam as raras cordilheiras. As criaturas nativas de Yavin IV existem principalmente nas selvas tropicais, onde a vida floresce no calor. Pássaros sobrevoam as copas das árvores, enquanto runyips se escondem na vegetação rasteira. Estranhas salamandras mucosas emergem da água com sua pele esponjosa endurecendo até se tornar uma concha protetora, enquanto besouros-piranha vorazes percorrem o ar em enxames aterrorizantes.