Yeísmo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Áreas yeístas e distinguidoras no domínio do espanhol.
Áreas fortemente lleístas (rosa forte), áreas com presença de lleismo e yeísmo (rosa claro) e áreas quase totalmente yeístas (cinza).

O yeísmo é um fenômeno linguístico da língua espanhola pelo qual o ll (equivalente ao lh do português, representado no Alfabeto Fonético Internacional como /ʎ/) é pronunciado como o y (ípsilon ou i grego), representado como ([ʃ] ou [ʒ]). Por exemplo, dizer cabayo em vez de caballo.

Este fenômeno, de origem andaluza, está atualmente presente em várias variantes do idioma espanhol, nomeadamente na América hispânica. No entanto, não aparece no dialecto tradicionalmente considerado a referência linguística principal, o dialeto castelhano.

Português[editar | editar código-fonte]

Em algumas áreas rurais do Brasil, tanto no norte como no sul, como também na fala popular das periferias das grandes cidades, pode-se encontrar uma confusão entre <lh> (/ʎ/) e o <i> /j/ em posição intervocálica, o que às vezes se reflete em erros de ortografia, por exemplo, velho, palha e olho pronunciadas incorrectamente veio, paia e oio.

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.