Yesterday

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Yesterday"
Single de The Beatles
do álbum Help!
Lançamento 13 de Setembro de 1965 (EUA)
8 de Março de 1976 (UK)
Formato(s) Disco de vinil
Gravação Abbey Road Studios
14 de Junho de 1965
Gênero(s) Baroque pop
Duração 02:03
Gravadora(s) Capitol Records (EUA)
Parlophone/EMI (UK)
Composição Lennon/McCartney
Produção George Martin
Cronologia de singles de The Beatles
Último
Último
"Let it Be"
(1970)
--------------
"Help!"
(1965)
"Back in the USSR"
(1976)"
------------
"Day Tripper" / "We Can Work It Out""
(1965)
Próximo
Próximo
Amostra de áudio
informação do ficheiro · ajuda

Yesterday (Ontem, em português) é uma canção gravada pelo grupo de rock inglês The Beatles, lançada em 1965 no álbum Help!.

Embora a composição seja creditada a Lennon/McCartney, foi composta unicamente por Paul McCartney, segundo ele após ter tido um sonho.

Numa manhã de maio de 1965, Paul acordou com uma melodia na cabeça que tinha todo o frescor de um sonho. Imediatamente ele foi para o piano que havia no seu quarto em Wimpole Street, em Londres, e tocou a música inteirinha, completa, com primeira e segunda parte. Ainda não tinha letra e ele a chamou de Scrambled eggs. Mas Paul ficou encucado, achando que já tinha ouvido aquela melodia em algum lugar. Então passou vários dias mostrando para os amigos e perguntando se eles já não a conheciam. Não, ninguém nunca tinha escutado aquilo antes[1] .

Paul McCartney fez a letra definitiva para a canção que ganhou o título de Yesterday, enquanto se dirigia para o Algarve, em Portugal.

A canção, é uma balada acústica que fala sobre um amor perdido. Foi a primeira canção gravada pelos Beatles que só trazia a participação de um só integrante do grupo, Paul McCartney, cantando e tocando violão, acompanhado por um quarteto de cordas.

Por não ter muito em comum com outras músicas dos Beatles lançadas na época, os demais integrantes da banda achavam que seria melhor não lançá-la.

Yesterdayjulian.jpg

Segundo o Guinness Book, "Yesterday" é a canção mais regravada da história[2] , tendo sido regravada por outros cantores mais de três mil vezes. Entre os artistas que a regravaram estão Frank Sinatra, Ray Charles, Elvis Presley , Plácido Domingo, Simone de Oliveira, Zeze Di Camargo e a banda Roupa Nova que gravou uma aclamada versão totalmente a capella para o álbum Frente e Versos lançado em 1990.

Em 1971, após a separação dos Beatles, John Lennon magoado com Paul lançou a canção "How do you sleep?" onde cantava "The only thing you done was yesterday" ("a única coisa que você fez foi yesterday"). Nessa canção John pretendia, não somente dizer que a única coisa que Paul havia feito era a canção Yesterday, mas também referia-se aos Beatles, que em 1971 já faziam parte do passado, ou seja, ontem.

Notas e referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.