Yesugei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Yesugei Baghatur (Yesügei, Yesükhei) foi o pai de Genghis Khan. Yesügei é filho de Bartan-Baghatur, que por sua vez é filho de Qabul Khan, sendo este reconhecido como Khagan pela Dinastia Jin. Qabul Khagan fora, por sua vez, o neto do chefe Mongol Qaidu, o primeiro que tentara unir todos os Mongóis.

Yesugei era o chefe do clã Kiyad. Ela teve quatro filhos e uma filha com a sua mulher principal Hoelun: Temudjin (conhecido como Genghis Khan), Khasar, Kachiun, Temüge e Temulun(filha). Yesugei também teve dois filhos com uma segunda mulher Sülchigei: Belgutei e Begter. Yesugei foi morto por envenenamento quando Temujin tinha nove anos de idade.

A mulher de Yesugei, Hoelun, era filha da tribo Olkhunt. Ela fora raptada por Yesugei e seus irmãos do seu marido da tribo Merkit. Yesugei fê-la então sua mulher.