Yie Ar Kung-Fu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yie Ar Kung-Fu
Produtora Konami
Plataforma(s) Arcade, NES e MSX.
Data(s) de lançamento 1985
Gênero(s) Luta
Número de jogadores 1

Yie Ar Kung-Fu é um jogo de luta desenvolvido e publicado em 1985 pela Konami, considerado por alguns no Japão por ser a base para jogos de luta modernos[1] , com suas versões mais famosas para o arcade, para computadores como o MSX e vídeo-games de 8 bits como o NES (1985).

Em sua versão para Arcade, o único personagem selecionável é o artista marcial Oolong, que segue sua jornada de honra e glória para se tornar o mais habilidoso entre os mestres de Kung-fu. Por sua jogabilidade, desafios e inovações (para época, é claro), Yie Ar Kung-Fu se tornou um sucesso absoluto dos Arcades, e a Konami não perdeu tempo e o adaptou para as versões caseiras, inclusive para o computador mais popular da época, o MSX.

A versão MSX possui algumas diferenças, a começar pelo personagem principal, que se chama Lee e é muito semelhante ao personagem Blues do Arcade, apresenta também mais alguns personagens e um cenário único. Essa versão foi a escolhida para servir de influência para o console de video game 8 bits da Nintendo.

O sucesso de Yie Ar Kung-Fu serviu, sem sombra de dúvida, de inspiração para outras Game Houses. A CAPCOM precisava desta inspiração para criar Street Fighter, cuja inovação foi a inclusão de dois jogadores em modo versus e os golpes especiais e magias, inclusive a partir da segunda versão, o sistema de barra de life do jogo da Konami foi adotado, sendo que em Yie ar Kung-Fu a barra é dividida em pedaços, onde cada golpe retira um, enquanto Street Fighter 2 a barra é diminuída de acordo com o golpe aplicado.

Yie ar Kung-Fu é o primeiro jogo de luta a variar a música, quando a derrota do jogador se aproxima. Ideia que foi aproveitada também pela Capcom em Street Fighter 2, com a diferença de que a música acelera o ritmo, não importando se é o player ou jogador que se aproxima da derrota.

Star e Fan são as primeiras lutadoras oficiais de jogos de luta, mas como possuem sprites pobres, a Chun-Li de SF2 acabou se tornando a mais famosa de todas.

No Arcade, Oolong (significa Dragão Negro) e Blues são irmãos em estilo e nas versões de MSX e NES. O personagem Blues torna-se o protagonista com seu nome alterado para Lee, para homenagear o grande Mestre Bruce Lee, fato fortemente suspeito, visto que o Buchu é o último mestre a ser enfrentado.[carece de fontes?]

Continuação[editar | editar código-fonte]

Uma segunda continuação de 1986, denominada Yie Ar Kung-Fu II: The Emperor Yie-Gah, foi lançada para diversos consoles e computadores, exceto o NES. Nessa continuação, o personagem principal é Lee Young, referência ao próprio personagem Lee de Yie Ar Kung-Fu, mais jovem. O game inova o fato de possuir sub-fases de bônus com mini-lutadores voadores, que ao serem derrotados possibilitam o destravamento do item Lamen (que deixa Lee Young invencível por tempo limitado).

Referências

  1. GameCenter CX - 1st Season, Episode 09.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.