Yo soy Betty, la fea
| Yo soy Betty, la fea | |
|---|---|
| Betty, a Feia (BR) | |
| Informação geral | |
| Formato | Telenovela |
| Criador(es) | Fernando Gaitán |
| País de origem | |
| Idioma original | Espanhol |
| Produção | |
| Dire(c)tor(es) | Mario Ribero Ferreira |
| Produtor(es) | María del Pilar Fernández |
| Elenco | Ana María Orozco Jorge Enrique Abello Natalia Ramírez Lorna Paz Luis Mesa |
| Tema de abertura | Se Dice de Mi - Yolanda Rayo |
| Exibição | |
| Transmissão original | 25 de outubro de 1999- 8 de maio de 2001 |
| Nº de episódios | 169 |
| Portal Séries de televisão · Portal Televisão Projeto Televisão · Projeto Entretenimento |
|
Yo soy Betty, la fea, no Brasil chamada Betty, A Feia, é uma telenovela colombiana escrita por Fernando Gaitán e produzida entre 25 de outubro de 1999 e 8 de maio de 2001 pelo canal RCN.
No Brasil teve duas exibições pela RedeTV!: originalmente entre 27 de maio de 2002 e 28 de junho de 2003, era exibida das 20h35 até às 21h10.1 Reapresentada entre 1 de dezembro de 2004 e 10 de março de 2006, totalizando mais de dois anos no ar da telenovela, que teria, a princípio, 169 capítulos.2
Está sendo reapresentada desde o dia 4 de março de 2013, de segunda à sexta, na faixa das 18:45 pela RedeTV!. 3
Índice |
Sinopse [editar]
Mostra a vida de uma moça sonhadora, Beatriz Pinzón Solano, interpretada por Ana Maria Orozco, que é apaixonada por seu chefe, Armando Mendoza, interpretado por Jorge Enrique Abelló em uma organização empresarial do mundo da moda, a Eco Moda. Percebendo que a situação da empresa não vai nada bem, Armando Mendoza (diretor da Eco Moda) recorre à eficiente Betty que falsifica o balanceio da empresa.
Decidindo sair da empresa devido a uma série de contratempos após o crime que cometeu (falsificar o balanceio da empresa), Betty avisa a todos em sua casa que decidira sair da empresa e tentar conseguir outro emprego. Mas, Armando à procura e pede para que não deixe a empresa e que fará de tudo para que fique perto dele e que nunca se afaste por qualquer contratempo que seja.
Esta história televisiva de longa duração se estendeu por cerca de um ano e meio, e depois disso, ainda contou com uma continuação de nome Ecomoda.
Os direitos de exibição no Brasil foram adquiridos pela RedeTV!, que mostrou a novela em duas oportunidades.
Betty tem 26 anos, e não possui nenhum atributo físico que a torne atrativa perante os olhares dos homens. A personagem, desacreditada de seu futuro, se imagina morando a vida inteira, solteira, com seus pais. Ainda por cima, introvertida e esquisita, só tem Nicolas como amigo, que não a ajuda em nada, já que vive brincando com seu jeito muito esquisito.
Sonhadora e muito inteligente, Betty foi a melhor aluna de economia, em sua turma na faculdade onde formou-se. Apesar disso, sua aparência também a prejudica em sua realização profissional.
A personagem é caracterizada por usar óculos de lentes grossas, aparelho nos dentes e roupas estranhas e cafonas, além de ser atrapalhada para falar e boa em contas, uma típica nerd solteirona que vive a suspirar por um amor.
Eco Moda [editar]
Este é o local de trabalho de Beatriz Solano Pinzón, a Betty, na novela Betty, a Feia. Também trabalham lá o grupo de secretárias chamadas de "O Quartel das Feias", o chefe e presidente da empresa, Armando Mendoza, Marcela, sua noiva, Hugo Lombardi, o estilista, Patrícia Fernandez, secretária incompetente e melhor amiga de Marcela, entre muitos outros. A novela se passa principalmente na Eco Moda.
A trama de Betty, a Feia, mostra o desenvolvimento da gestão de Armando frente à empresa e os desastres financeiros nos quais acaba se colocando. Com a cumplicidade de Betty, Armando falsifica balanços para esconder as dívidas e a situação real da empresa, para não perder a presidência. Ao ver a situação complicada, empresta capital suficiente para a criação da Investimentos Terra Moda, por Betty. A nova empresa será a responsável por embargar a Eco Moda e evitar que ela seja entregue e partilhada pelos bancos. A trama também mostra o envolvimento afetivo de Armando e Betty e o jogo sujo no qual ele envolve a Feia para não perdê-la, com medo de que ela possa dar um golpe e assumir sozinha a Eco Moda.
Elenco [editar]
| Ator/Atriz | Personagem |
|---|---|
| Ana María Orozco | Beatriz Aurora "Betty" Pinzón Solano |
| Jorge Enrique Abello | Armando Mendoza Sáenz |
| Natalia Ramírez | Marcela Valencia |
| Lorna Paz | Patricia Fernández de Brickman "La Peliteñida" |
| Luis Mesa | Daniel Valencia |
| Julián Arango | Hugo Lombardi |
| Scarlet Ortiz | Alejandra Zinng |
| Ricardo Vélez | Mario Calderón |
| Mario Duarte | Nicolás Flaminio Mora |
| Kepa Amuchastegui | Roberto Mendoza |
| Talú Quintero | Margarita Sáenz De Mendoza |
| Celmira Luzardo | Catalina Ángel |
| Jorge Herrera | Hermes Pinzón Galarza |
| Adriana Franco | Julia Solano Galindo de Pinzón |
| Pilar Uribe | María Beatriz Valencia |
| Júlio César Herrera | Freddy Stewart Contreras |
| Dora Cadavid | Inés "Inesita" Peña de Gómez |
| Stefanía Gomez | Aura María Fuentes |
| Paula Peña | Sofía de Rodríguez |
| Luces Velásquez | Bertha Muñoz de González |
| Marcela Posada | Sandra Patiño "La Jirafa" |
| María Eugenía Arboleda | Mariana Valdéz |
| Martha Isabel Bolaños | Jenny García, "La Impulsadora" o "La Pupuchurra" |
| Paulo Sanchez Neira | "Ingeniero Ortiz" |
Participações especiais [editar]
Artistas que interpretaram eles próprios em participações especiais:
- Adriana Arboleda
- Andrea Serna
- Armando Manzanero
- Cecilia Bolocco
- Franco De Vita
- Gisela Valcárcel
- Gloria Calzada
- Laura Flores
- Ricardo Montaner
- Taís Araújo
Internacionalmente [editar]
foi exibida em 100 paises, dublada em 15 idiomas, sendo um dos programas mais exibidos no mundo. Os direitos da novela foram para emissoras de todo o mundo que fizeram suas próprias versões. A versão mexicana A Feia Mais Bela (La Fea Más Bella), produzida pela Televisa foi exibida no Brasil pelo SBT. Nos Estados Unidos a telenovela tornou-se série com Ugly Betty, de grande sucesso que é exibida, originalmente pelo canal fechado Sony Entertainment Television, e também é exibida pelo SBT. Em 2009 a Record adaptou a novela Colombiana/Mexicana (La Fea Más Bella), intitulada de Bela, a feia, no princípio muitos criticaram, que a novela estava fugindo do seu texto original, mas depois de mudança de horário para às 22h00 a novela subiu na audiência, chegando na liderança, fazendo muitos a elogiar a atuações de Gisele Itié e Barbara Borges.
Países que fizeram versões:
Índia - Jassi Jaissi Koi Nahin, (Jassi, a feia - nome traduzido) – 2003 - Personagem Jasmeet Walia - Atriz Mona Singh
Israel - Esti Ha'mechoere - 2003 - Personagem Esti Ben-David - Atriz Riki Blich
Turquia - Sensiz Olmuyor - 2005 - Personagem Gönül Üstünsoy - Atriz Özlem Conker
Alemanha - Verliebt in Berlin, (Apaixonados em Berlim - nome traduzido) - 2005 - Personagem Lisa Plenske - Atriz Alexandra Neldel
Rússia - Ne Rodis' Krasivoy,(Katya, a feia - nome traduzido) - 2005 - Personagem Katya Pushkaryova - Atriz Nelli Uvarova
México - La fea más bella - 2006 - Personagem Leticia Padilla Solis - Atriz Angélica Vale
Holanda - Lotte, (Lotte, a feia - nome traduzido) - 2006 - Personagem Lotte Pronk - Atriz Nyncke Beekhuyzen
Espanha - Yo soy Bea - 2006 - Personagem Bea Pérez Pinzón - Atriz Ruth Nuñez
Estados Unidos (Seriado)- Ugly Betty - 2006 - Personagem Beatriz "Betty" U. Suarez - Atriz – America Ferrera
Bélgica - Sara - 2007 - Personagem Sara De Roose - Atriz Veerle Baetens
Grécia - Μαρία η άσχημη, Maria, i Aschimi - 2007 - Personagem Maria Papasotiriou - Atriz Aggeliki Daliani
Croácia - Ne daj se, Nina – 2007 - Personagem Nina Brlek - Atriz Lana Gojak
Vietnã - Cô Gái xấu xí – 2008 - Personagem Huyen Dieu - Atriz Ngoc Hiep
República Tcheca - Ošklivka Katka – 2008 - Personagem Katka Bertoldová - Atriz Kateřina Janečková
Filipinas - I Love Betty La Fea - 2008 - Personagem Beatrice "Betty" Pengson - Atriz Ruffa Gutierrez
China - Ugly Wudi, Chou Nü Wu Di - 2008 - Personagem Lin Wu Di - Atriz Li Xin Ru
Polonia - BrzydUla - 2008 - Personagem Ula Cieplak - Atriz Julia Kamińska
Brasil - Bela, a Feia - 2009 - Personagem Anabela Palhares - Atriz Gisele Itié
Referências
- ↑ Betty a Feia. RedeTV. (Abril, 2003).
- ↑ Rede TV! engata "namoro" com grupo venezuelano Cisneros. Folha Online. (Junho, 2003).
- ↑ http://www.redetv.com.br/entretenimento/noticia.aspx?cdNoticia=447017&cdEditoria=111&Title=Sucesso-em-25-paises-Betty-a-Feia-volta-a-tela-da-RedeTV