Yogi Rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Yogi Rock
Yogi Rock.jpg

O rover da Mars Pathfinder Sojourner
próximo à "Yogi Rock".
Planeta Marte
Tipo rocha
Coordenadas 19.33° N, 33.5° W
Quadrângulo Oxia Palus


O Sojourner em Yogi Rock (imagem colorida).

Yogi Rock é uma rocha em Marte descoberta durante a missão Mars Pathfinder em 1997, tendo recebido este nome de Geoffrey A. Landis. As rochas encontradas na missão foram nomeadas em referência a famosos ícones e figuras, e acharam que a Yogi Rock se assemelhava à cabeça de um urso vista à distância a partir da sonda. Por isso, esta rocha recebeu o nome do famoso personagem de desenho animado Yogi Bear.

Esta rocha foi a primeira composta por basalto encontrada em Marte, o que sugere uma atividade vulcânica na região tendo em vista que o basalto é uma rocha ígnea. A suavidade de sua superfície também sugere a existência passada de água nessa região. Yogi foi também a primeira grande rocha encontrada pelo rover Sojourner e a ter sido analisada por um espectrômetro de raio X para se determinar sua composição.

Imagens da Sojouner se aproximando de Yogi utilizadas nos créditos de abertura de Star Trek: Enterprise fizeram deste programa de televisão a primeira produção de ficção científica da televisão ou cinema na história a utilizar imagens obtidas em outro planeta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Marte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.