Yolka (cantora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yolka
Informação geral
Nome completo Elizabeta Valdemarovna Ivantsiv
Também conhecido(a) como Yolka
Nascimento 2 de Julho de 1982 (32 anos)
Local de nascimento Uzhhorod
Ucrânia
País  Ucrânia
Gênero(s) Pop, R&B contemporâneo, Rock alternativo [1] , Soul, Reggae[2]
Ocupação(ões) Cantora
Período em atividade 2004-presente
Gravadora(s) 100PRO (2004—2009), Velvet Music (2010—atualmente)
Página oficial http://www.elkasinger.ru/

Elizabeta Valdemarovna Ivantsiv (em russo: Елизавета Вальдемаровна Иванцив, e em ucraniano: Єлизавета Вальдемарівна Іванців) é uma cantora ucraniana mais conhecida como Yolka (em russo: Ёлка, em ucraniano: Йолка, comumente transliterado também como Elka). Seu repertório inclui músicas de diversos gêneros musicais como Pop, R&B Contemporâneo, Rock alternativo, Soul e Reggae entre outros.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em 2 de julho de 1982 na cidade de Uzhgorod (Ужгород, em ucraniano, comumente transliterado também como Uzhhorod) [3] , Yolka cresceu em uma família musical, sua mãe tocava 3 instrumentos e seu pai tinha laços com o jazz, além disso, seus avós cantavam no coro popular da Universidade de Transcarpathian, na Ucrânia.[4] .

Yolka, como foi apelidada, ingressou na escola de música como vocalista, mas não finalizou os estudos. Em sua confissão, ela disse que não desenvolveu relações com os professores: "Eu honestamente tentei uma faculdade de música para melhorar o desempenho vocal, mas esta tentativa fracassou. Tive alguns problema com todos, e então, depois de meio ano, saí." [5] . Em meados da década de 1990, Yolka passou a fazer parte do grupo B&B de Uzhgorod, onde se apresentou como cantora [2] e de 2010 a 2012 foi jurada na versão ucraniana do programa X-Factor.

Premiações[editar | editar código-fonte]

Yolka é três vezes vencedora do prêmio "Gramofone de Ouro" (Золотой граммофон em russo), em 2007 pela canção Мальчик-красавчик (Malchik-krasavchik, "Menino Bonito" em tradução livre), em 2011 pela canção Прованс e em 2012 pela canção Около тебя (Okolo tebya, "Acerca de ti", em tradução livre). Foi também nomeada para o prêmio RMA (MTV Russia Music Awards) do canal MTV [6] . Ainda em 2011, Yolka tornou-se Cantora do Ano pela revista Glamour[7] .

Em 2011, recebeu muita popularidade com a música Прованс (Provans), pela qual foi indicada em 2011 aos prêmios do canal russo Muz-TV (Муз-ТВ, em russo) nas categorias de "Melhor Canção", "Melhor Performer" e "Melhor Vídeo" [8] . Em 2012 tornou-se campeã em audiência nas rádios russas ultrapassando a marca de 1 milhão de vezes em que suas músicas foram tocadas, só a canção Около тебя cercou os 500 mil.[9] .

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.