Yongle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Yongle
Imperador da Dinastia Ming
Reinado 17 de julho de 1402
a 12 de agosto de 1424
Predecessor Jianwen
Sucessor Hongxi
Cônjuge Imperatriz Xu
Nome completo
Imperador Qitian Hongdao Gaoming Zhaoyun Shengwu Shengong Chunren Zhixiao Wen
啓天弘道高明肇運聖武神功純仁至孝文皇帝
Casa Real Ming
Pai Zhū Yuánzhāng
Mãe Imperatriz Xiao Ci Gao
Nascimento 2 de Maio de 1360
Nanquim, Império Yuan
Morte 12 de agosto de 1424 (64 anos)
Ujimqin, Mongólia Interior
Enterro 19 de dezembro de 1424
Mausoléu changling, Tumba Ming, Pequim

Yongle (chinês: 永樂 / 永乐; 2 de Maio de 136012 de Agosto de 1424) foi o terceiro imperador da Dinastia Ming da China, reinando entre 1402 e 1424. Seu nome significa "felicidade perpétua", e ele é até hoje largamente reconhecido como o maior imperador da Dinastia Ming, e um dos mais bem quistos imperadores da história chinesa.

Ele foi o principe de Yan (燕王), e nesta época já possuia uma pesada base militar em Pequim. Ficou então conhecido como o Cheng Tzu da Dinastia Ming(明成祖) durante a guerra civil que começou jutno de seu reinado. Sua usurpação do trono de seu irmão é também conhecida como a "Segunda Fundação" da Dinastia Ming.

Ele mudou a capital de Nanquim (em chinês: 南京) para Pequim (ou Beijing; chinês: 北京), onde construiu a Cidade Proibida e onde foi completada a monumental Enciclopédia Yongle. Ele também comissionou as viagens exploratórias de Zheng He e durante todo o seu reinado a expansão chinesa baseou-se na exploração marítima, negociação com portos em toda a ásia e manipulação de regentes locais para governantes favoraveis aos interesses comerciais chineses.

O Imperador Yongle Emperor foi cremado em Changling (長陵, "O grande Mausoleu") onde descansam ainda suas cinzas, este é o maior e mais importante mausoléu dinastia Ming.

Precedido por
Jianwen
Imperador da China
1402 - 1424
Sucedido por
Hongxi
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.