Yoshihiro Togashi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Yoshihiro Togashi (冨樫 義博, Togashi Yoshihiro?), nascido em 26 de abril de 1966, em Yamagata. É um mangaka japonês. Ele é mais conhecido como o criador das séries de anime e mangá Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter e Level E o mangá lançado em 1995 com o anime produzido em 2011.

Biografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com a Shonen Jump, Togashi recebeu em 1987, pela história Ookami nanti kowakunai!, seu primeiro trabalho como profissional, o Prêmio Tezuka. Tezuka, que foi nomeado a partir de Osamu Tezuka, o criador de Astro Boy, é o prêmio concedido a artistas de quadrinhos mais influente do Japão.

Em 1990, começou a desenhar a obra que o consagrou em todo o mundo, Yu Yu Hakusho, que saiu na revista Shonen Jump, da Shueisha, até seu fim, em 1994. Yu Yu Hakusho foi compilado em 19 volumes tankobon. Um ano depois, ele criou Level E, mangá que conta a história de um príncipe alienígena que veio a Terra para divertir-se com a raça humana.

Em 1998, Yoshihiro criou Hunter × Hunter. Conta com 32 volumes encadernados até dezembro de 2012, com 340 capítulos lançados até este momento.

Suspeita-se que ele volte a desenhar novos capítulos no meio de 2014, levando em consideração que o final da segunda versão do anime Hunter × Hunter estará acabando de passar no Japão, e isso alavancaria as vendas do mangá. Pois a geração atual de leitores estaria a par da história de Huntes x Hunter, pois a acabaram de ver na televisão.


Desde janeiro de 1999, Yoshihiro Togashi é casado com Naoko Takeuchi, a criadora de Sailor Moon e de Codename wa Sailor V — ele mencionou seu casamento no volume 5 de Hunter × Hunter. Eles têm dois filhos juntos. Ele são viciados em coca-cola e violões, além de serem extremamente tediosos. Togashi é considerado o mais preguiçoso da Shonen Jump.

Lista de trabalhos[editar | editar código-fonte]

Mangás[editar | editar código-fonte]

Livros ilustrados[editar | editar código-fonte]

  • Obaa-nu- to Chibaa-nu (2005) escrito por Naoko Takeuchi: Um livro infatil dado como presente no aniversário de seu primeiro filho.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.