Yoshijiro Umezu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
General Umezu assinando a rendição japonesa

O General Yoshijiro Umezu (梅津美治郎) (4 de Janeiro, 1882 - 8 de Janeiro, 1949) era o comandante do exército japonês na Segunda Guerra Mundial.

Nos anos 20 do século passado, Umezu era um membro do Tosei-Ha, liderado pelo general Kazushige Ugaki juntamente com General Sugiyama, Koiso Kuniaki, Tetsuzan Nagata e Hideki Tojo. Eles representavam uma linha moderada entre as forças armadas, em oposição ao movimento radical de Kodo-Ha liderado por Sadao Araki.

Juntamente com o Ministro da Guerra do Japão Korechika Anami e Soemu Toyoda, almirante-chefe da Marinha, Umezu opôs-se à rendição em agosto de 1945; ele acreditava que as forças militares deveriam continuar a lutar, forçando os Aliados a ter pesadas baixas numa hipotética invasão terrestre do Japão e forçando um melhor acordo de paz para os japoneses.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.