Yoshito Usui

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yoshito Usui
臼井儀人
Comic image missing-pt.png

Nascimento 21 de Abril de 1958
Local Shizuoka, Japão
Morte 11 de setembro de 2009 (51 anos)
Local Kasukabe, Japão
Nacionalidade japonês
Área(s) de atuação mangaká
Trabalhos de destaque Crayon Shin-chan

Yoshito Usui (臼井儀人?) (21 de abril de 1958 - 11 de setembro de 2009), nascido na Prefeitura de Shizuoka, Japão, foi um artista de mangá conhecido por ser o autor do mangá popular Crayon Shin-chan.

Carreira[editar | editar código-fonte]

  • 1977 - Após graduar-se da Escola Técnica Superior de Arte, Kasukabe, ano Saitama, mas abandonou a escola de design para universitários durante o trabalho a tempo parcial. 1979, entrou para a companhia no anúncio.
  • 1990 - Em agosto, série Crayon Shin-chan é lançado no Japão.
  • 1993 - Crayon Shin-chan provoca uma grande explosão e é fenômeno social no ano. Usui,o trabalho da versão do filme já tinha aparecido.
  • 2004 - Crayon Shin-chan visita a cidade de Barcelona, Espanha para a promoção do livro Bound original. Animado para divulgar o trabalho quando esteve no país "para escrever um novo episódio em Barcelona" é transmitido na história de ambas as intenções do desenho animado de TV original, e mais tarde foi transmitida na Espanha (29 de maio 2004-"Jornada Sun TV "Oratsu! Shin Chan para Espanha").

Morte[editar | editar código-fonte]

Em 12 de setembro de 2009, a família de Usui relatou sua falta na cidade natal de Kasukabe quando Usui não retornou depois de fazer suas caminhadas nas proximidades de Gunma. A Polícia de Saitama começou a procurá-lo a pedido da família, em 15 de setembro e expandiu suas pesquisas às prefeituras nas proximidades. Em 19 de setembro de 2009, um corpo com roupas idênticas às descritas no relatório apresentado pela família de Usui foi encontrado no fundo de um penhasco no monte Arafune da Prefeitura de Gunma. O corpo foi identificado por arcada dentária e familiares no dia seguinte como sendo de Usui.

Obras[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.