Yoshitomo Nara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Yoshitomo Nara. Ajude e colabore com a tradução.

Yoshitomo Nara (奈良 美智, Nara Yoshitomo?, nascido em 4 de janeiro de 1959 em Hirosaki, Japão) é um artista pop japonês contemporâneo. Ele atualmente mora e trabalha em Tókio, embora seu trabalho seja exposto no mundo todo. Nara recebeu seu B.F.A. [1] (1985) e M.F.A. [2] (1987) da Universidade de Belas Artes e Música do Distrito de Aichi [3] . Entre 1988 e 1993, Nara estudou no Kunstakademie Düsseldorf [4] , na Alemanha. Nara teve quase 40 exposições individuais desde 1984. Ele é representado em Nova York por Marianne Boesky Gallery e em Los Angeles por Blum & Poe.[5]

Trabalhos de arte[editar | editar código-fonte]

Nara se tornou conhecido no mundo da arte durante o movimento da Arte pop dos anos 1990, no Japão. Suas esculturas e pinturas são aparentemente simples, a maioria dos trabalhos parecem, à primeira vista, ingênuos: geralmente crianças e animais em tons pasteis que lembram cartoons, com poucos elementos ou nada no fundo. Mas essas crianças que parecem belas e vulneráveis, às vezes têm braços que parecem facas e cerrotes. Seus olhos arregalados demonstram o que pode ser apenas irritação por terem sido acordadas ou manisfetação de raiva mesmo.

Nara, entretanto, não vê suas facas e cerrotes com sentido de agressão.


Influências[editar | editar código-fonte]

O Mangá e o Anime de sua infância nos anos 1960 são ambos claras influências no estilo das figuras de olhos grandes de Nara.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

References[editar | editar código-fonte]