Yoshiyuki Okamura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Yoshiyuki Okamura (16 de junho 1947) também conhecido como Buronson ou Sho Fumimura, é um roterista e escritor de mangá japonês, sendo Hokuto no Ken o seu trabalho mais conhecido.

História[editar | editar código-fonte]

Buronson nasceu em Saku, Nagano em 1947. Ele se formou na Escola de Treinamento da Força Aérea Japonesa em 1967 e serviu como um mecânico de radar da força aérea. Em 1969 ele foi desmembrado da Marinha Imperial Japonesa e foi logo contratado por Hiroshi Motomiya como um assistente de mangá.

Ele começou sua carreira como roterista no mangá Pink Punch: Miyabi em 1972, desenhado por Goro Sakai.

Em 1975 Buronson escreveu o seu primeiro grande hit The Doberman Detective, desenhado por Shinji Hiramatsu.

Seu maior sucesso foi Hokuto no Ken (Fist of North Star) em 1983, desenhado por Tetsuo Hara. Em 1989 Oh-Roh foi lançado como um mangá seriado pela revista Animal Magazine, desenhado por Kentarou Miura, e em 1990 foi lançado a sequência Oh-Roh Den, pelo mesmo artista.

Buronson também colaborou com o desenhista de mangá Ryoichi Ikegami em muitos trabalhos como Strain, Human e Sanctuary.


Influências[editar | editar código-fonte]

Buronson é principalmente influenciado através de filmes como Bruce Lee e Mad Max.


Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O apelido de Buronson é uma tradução japonesa do nome de Charles Bronson, ator americano, que usa um bigode parecido. O seu trabalho mais famoso, Hokuto no Ken é considerado a base dos mangás e animes do estilo Shonen. É mentor de Kentaro Miura, Yoshihiro Togashi e outros mangakás. É colecionador de cerâmicas chinesas. Sua inspiração para escrever Hokuto no Ken foi o mundo pós-apocalitico de Mad Max e artes marciais dos filmes do Bruce Lee


Trabalhos[editar | editar código-fonte]