You Never Give Me Your Money

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

You Never Give me Your Money é uma canção dos Beatles composta por Paul McCartney, creditada a dupla Lennon-McCartney, e lançada no álbum Abbey Road de 1969. A gravação teve início no dia 6 de maio de 1969, e concluída em 21 de agosto de 1969. A canção dura 4 min e 2 s.

Origem[editar | editar código-fonte]

Há quem identifique quatro músicas dentro de uma em "You Never Give me Your Money". A primeira que se inicia com "You never give me your money, you only give me your funny paper... " falaria das dificuldades passadas por Paul com a administração da Apple (o caso "Allen Klein/ Eastman"). Paul canta de modo clássico . A segunda com início no verso "Out of college money spent, see no future pay no rent...", sem ligação com o verso anterior, fala da falta de dinheiro e de um "sentimento mágico". Paul passa a cantar em tom mais forte e elevado. A terceira, com início em "One sweet dream...", Paul volta a modificar o seu modo de cantar . E a última, é cantada em coro o refrão:"One, two, three,....all good children go to heaven". Todas as parte são harmoniosas, mas bem distintas.

A gravação[editar | editar código-fonte]

A música foi basicamente gravada no dia 6 de maio. Alguns poucos acréscimos foram feitos, mas faltava definir como seria a sua ligação com a música seguinte, Sun King. Após algumas tentativas, Paul optou pelos sons de sinos, correntes, pássaros e outros efeitos sonoros, e ela foi concluída no dia 21 de agosto de 1969.

Os músicos[editar | editar código-fonte]

John Lennon vocalização e guitarra solo; George Harrison toca guitarra rítmica; Paul McCartney vocal principal, vocalização, baixo, piano e efeitos sonoros (sintetizador Moog); Ringo Starr toca bateria e carrilhão.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Turner, Steve. A Hard Day's Write: The Stories Behind Every Beatles' Song, Harper, New York: 1994, ISBN 0-06-095065-X
  • Lewisohn, Mark. The Complete Beatles Recording Sessions: The Official Story of the Abbey Road Years, Hamlyn Publishing Group Limited, London: 1988, ISBN 0-600-55798-7

Ligações externas[editar | editar código-fonte]