Younha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Younha
Informação geral
Nome completo Go Yoon Ha (고윤하)
Nascimento 29 de Abril de 1988 (25 anos)
Origem Seul
País Coreia do Sul Coréia do Sul
Gênero(s) K-Pop, J-Pop
Instrumento(s) Vocal e Piano
Período em atividade 2004 - presente
Gravadora(s) Lion Media
SISTUS RECORDS
Influência(s) Alicia Keys, Sung Si Kyung, Hirahara Ayaka, Cune, Tokyo Jihen
Página oficial Oficial Coreano Website
Oficial Website Japonês

Younha (hangul: 윤하) Ou (ユンナ, Yunna?) é uma artista pop coreana sob o selo SISTUS RECORDS. Ela estreou oficialmente com o single "Yubikiri -Japanese version-" em outubro de 2004. Ela é a segunda coreana após a BoA para entrar no Top 20 da Oricon.

Nascida na Coréia do Sul para os pais amantes da música, Younha começou a tocar piano aos 4 anos de idade. Ela desenvolveu um interesse em Doramas japoneses e começou a aprender japonês. Pouco tempo depois, ela foi hábil o suficiente para interpretar a seus amigos da escola o que iria acontecer na televisão japonesa. O que começou como um interesse em dramas japoneses desenvolveram em um interesse pela música japonesa. Por recomendação de um aluno mais velho no clube da sua escola de radiodifusão, ouvia artistas como Mísia, Hikaru Utada, e Ringo Shiina e logo começou a gostar de música japonesa. Younha começou a sonhar com estréia como cantora ao lado de seus artistas favoritos.

A fim de realizar seu sonho, ela começou a procurar audições na Coreia. Depois de mais de 20 audições, onde foi afastado por não estar devidamente bem, sua mãe a incentivou a desistir. Eventualmente, porém, ela fez uma boa impressão em uma audição na Coréia e encontrou-se assinar um contrato com lançamento no Japão. Devido ao seu profundo desejo de estrear no Japão, viajou e volta entre o Japão e a Coréia para gravar. Durante esse tempo, sua habilidade japonês melhorou rapidamente, surpreendendo até mesmo a sua equipe.

Depois de um produtor de TV drama ouviu sua fita demo, o seu single, "Yubikiri", foi escolhida como tema de segunda-feira da Fuji TV Tokyo Wankei ~Destiny of Love~. Em outubro do mesmo ano, ela estreou com seu primeiro single oficial, "Yubikiri -Japanese version-".

O segundo single, "Houkiboshi", foi usado como uma canção de encerramento do popular anime Bleach. Ele se tornou um sucesso, estreando na Oricon em 15, e impelido Younha para a ribalta. Seu posterior single, "Touch / Yume no Tsuzuki", em primeiro lugar cartografado no local 14. Seu primeiro álbum 'Go!' Younha atingiu o número 12 nas paradas semanais. Younha é a segunda coreana depois de BoA a atingir o top 20 nas paradas da Oricon.

Em 2006, Younha ia e voltava entre Coreia e Japão e até mesmo fez sua estréia em coreano. Younha fez uma série de canções tema para a série de anime, incluindo Jyu Oh Sei (獣 王星), a versão em japonês do coreano Jang Geum anime Shoujo no Yume (Jang Geumi ei Kkoom), e Kiba, no entanto, desde o seu segundo single que ela não tem o mesmo sucesso nas paradas da Oricon.

Durante todo o ano de 2007, ela promoveu dois álbuns coreanos vigorosamente. Seu primeiro álbum coreano - lançado em março de 2007 - foi chamado de A Perfect Day for Love Declaration e contou com 11 faixas originais em coreano (incluindo duas instrumentais).

Depois de algumas promoções, ela rapidamente se tornou conhecida por seus vocais fortes ao vivo, especialmente com suas colaborações ao vivo em vários espectáculos de música coreana com outros conhecidos músicos coreanos, como Wheesung. Mais tarde, foi relatado que a edição normal do álbum vendeu 30.897 cópias. Uma edição de remontar o álbum foi lançado em junho de 2007, e vendeu 16.866 cópias.

Quatro meses após o lançamento do álbum reembalado A Perfect Day for Love Declaration, Younha começou a promover um novo álbum, considerado Volume 1.5 Comet, que era uma versão coreana do seu álbum japonês. Este álbum vendeu 29.450 cópias na última contagem.

Depois de um ano na ausência do Japão, foi anunciado no início de 2008, que Younha voltaria para o Japão, e sobre seu retorno, um álbum de compilação foi lançado. É chamado de SONGS -Teen's Collection-, e inclui seus singles lançados anteriormente, bem como duas novas canções.

Em 19 de maio, 2008 Younha foi nomeado como embaixadora da boa vontade para o Japão no Ministério do Japão, da Terra, Infraestrutura, dos Transportes e do Turismo (MLIT).

Mais de dois anos após o single "Hakanaku Tsuyoku", foi anunciado que Younha irá lançar um novo single japonês, "Girl", em 22 de julho de 2009.

Discografia Japonesa[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Best Albums[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Digital Download[editar | editar código-fonte]

Colaborações / Outros[editar | editar código-fonte]

Discografia Coreana[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Digital Singles[editar | editar código-fonte]

Colaborações / Outros[editar | editar código-fonte]

Links Externos[editar | editar código-fonte]