Daniel Boaventura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Your Song (ao vivo))
Daniel Boaventura
Daniel Boaventura
Daniel apresentando no Jazz Festival Brasil em 2010.
Nome completo Daniel do Rêgo Boaventura
Nascimento 19 de maio de 1970 (53 anos)
Salvador, BA
Nacionalidade brasileiro
Estatura 1,80m
Ocupação ator, cantor, músico
Período de atividade 1998–presente
Principais trabalhos Gaston em A Bela e a Fera
Prof. Henry Higgins em My Fair Lady
Gomez Addams em A Família Addams'
Carreira musical
Instrumento(s) vocal, saxofone
Página oficial
danielboaventura.com.br

Daniel do Rêgo Boaventura (Salvador, 19 de maio de 1970) é um ator, cantor e músico brasileiro. É conhecido por suas performances em musicais, bem como atuações em telenovelas e peças teatrais.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de professores de uma família tradicional que ouvia MPB e canções eruditas, Daniel Boaventura teve a música como algo natural em sua formação. Mas a certeza veio aos 15 anos, quando comprou o álbum Dire Straits ao Vivo, que o impulsionou e o inspirou definitivamente para esta arte. Montou duas bandas com os amigos da escola, intituladas Horas Vagas e Os Tocáveis, que competiam com o cursos de Administração, Relações Públicas e Publicidade. Três tentativas que apenas reforçaram sua vocação para as artes. As “brincadeiras” musicais ficaram sérias e a banda Horas Vagas foi convidada a participar do musical Cinema Cantado.[carece de fontes?]

Foi em 1991, na estreia de Daniel Boaventura nos palcos, apresentando o clássico tema On Broadway, que após assistir ao espetáculo, Fernando Guerreiro, criador da Cia. Baiana de Patifaria, o convidou para o musical Zás Trás. Na sequencia, fez o “show” solo chamado "Pop n’ Jazz” – que lhe rendeu o Troféu Caymmi na categoria revelação de intérprete -, e logo depois encenou “O Casamento do Pequeno Burguês”, de Bertolt Brecht, no qual, além de cantar e atuar, tocava saxofone.[carece de fontes?]

A partir daí, estava estabelecida a carreira de Daniel Boaventura, que desde então, emendou um trabalho no outro.[carece de fontes?]

Pai de duas meninas, Joana e Isabela. As meninas estão habituadas com o fato de o pai ser artista. Mas, apesar do orgulho que sentem, Daniel não permite que isso seja supervalorizado. “Nossa educação é muito realista. Falo que é trabalho e, inclusive, o motivo pelo qual não estão vendo o papai tanto quanto queriam”.[1]

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Primeiro álbum: Songs 4 U[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2009, Daniel se lançou como cantor, ao lançar seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Songs 4 U, que também promoveu a turnê e o DVD ao vivo do cantor.

Participação

O ator e cantor Daniel Boaventura fez uma participação especial na gravação do DVD ao vivo de Hebe Camargo, no dia 27 de outubro de 2010, no Credicard Hall, em São Paulo.

Ao lado de Hebe, participaram do DVD grandes nomes da música brasileira, como Maria Rita, Fábio Jr., Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone, entre outros.

Segundo álbum: Italiano[editar | editar código-fonte]

Daniel Boaventura é um artista completo. Com uma carreira já consagrada no teatro e na teledramaturgia, o artista também mostra um talento refinado na música. Em 2010, Boaventura atua na novela Passione, em que ele interpreta o misterioso e enigmático Diogo. Inspirado pelo clima de Passione, Daniel resolveu lançar um novo (seu segundo) álbum só de músicas italianas intitulado (Italiano).

Além da trama das 9, gravada no Rio, o ator, que mora em São Paulo, excursiona pelo país fazendo shows de divulgação dos CDs Songs 4 U (o 1º, com o qual se lançou como cantor, em 2009) e o segundo e mais recente, Italiano, em 2010. No repertório, músicas como "I'm In The Mood For Love", que foi tema dos personagens "Raj e Maya" em Caminho das Índias, e "Send in the Clowns", clássico de Stephen Sondheim (1978). "Graças a Deus, o CD é um sucesso. Ultrapassei a marca de 40 mil cópias, o que é muito bom para os dias de hoje, ainda mais para um CD todo cantado em inglês", vibra.

Primeiro álbum ao vivo: Daniel Boaventura Ao Vivo[editar | editar código-fonte]

"O show é mais pulsante do que o disco, que tem uma característica mais romântica e intimista", acrescenta Daniel. No palco, o público pode vê-lo cantando também "Unchain My Heart", sucesso na voz de Joe Cocker (1965), e "Love is in the Air", lançada em 1978 por John Paul Young (1959). E é justamente esta mistura que dá o tom do DVD ao vivo.

"Daniel" foi, com suas duas filhas, na reestréia do filme O Rei Leão, em versão 3D; e declarou à uma repórter da TV Band que gravará o seu DVD ao vivo em outubro de 2011 com base no seu 1º CD e algumas músicas do 2º.

Com repertório permeado por standards da Broadway e da canção americana e italiana, "Daniel Boaventura" gravou em 5 de outubro de 2011 seu primeiro DVD, Songs 4 U, em São Paulo. Para o ator foi realização de um sonho: "A 'resposta' do público foi maior que eu imaginava", diz Daniel, aplaudido por Ike Levy e sua musa, Luciana Mello. O DVD Daniel Boaventura: Ao Vivo foi lançado em janeiro de 2012.

Coletânea: Daniel Boaventura: Novelas[editar | editar código-fonte]

A Som Livre lançou em 2012 o CD Daniel Boaventura: Novelas. Uma coletânea de músicas gravadas pelo artista, famoso por sua versatilidade, e que fizeram parte das trilhas sonoras das novelas da Rede Globo. Entre as 11 canções, destacam-se "She", da trama Morde & Assopra, e "If", de Caras & Bocas. Já o hit "I'm in the Mood for Love", que foi tema do casal Maya e Raj, protagonistas de Caminho das Índias, também é um dos pontos altos do disco. O CD também conta com a participação especial da cantora Paula Fernandes em "I Loved You", música que embalava as cenas românticas do personagem interpretado por Daniel Boaventura na novela Guerra dos Sexos.

Terceiro álbum: One More Kiss[editar | editar código-fonte]

O terceiro álbum de estúdio da Daniel Boaventura, intitulado One More Kiss, vem alinhado à turnê de lançamento por todo o Brasil com o novo show "One More Kiss Tour". O cantor mantém a linha mestra de sucesso dos seus últimos trabalhos, baseados em standards americanos e releituras dos anos 70 e 80, que venderam juntos, mais de 200 000 cópias. O novo álbum foi lançado em 15 de abril de 2014, pela Sony Music, e vem contendo 12 músicas em inglês, com participação de Trijntje Oosterhuis na faixa "One More Kiss Dear". E "As the World Falls Down", primeiro single do trabalho.

Segundo, terceiro e quarto álbuns ao vivo: Your Song/ Daniel Boaventura Ao Vivo no México/ From Russia with Love[editar | editar código-fonte]

Após produzir três álbuns em estúdio e um ao vivo, alcançando a marca de 130 mil cópias vendidas e, depois de seis anos em duas turnês, onde se apresentou nas principais capitais brasileiras, Daniel Boaventura grava seu segundo material ao vivo, Your Song (ao vivo).

O novo trabalho do artista é baseado no repertório do terceiro CD. Na apresentação, Daniel Boaventura faz uma homenagem ao cantor Roberto Carlos com três música do repertório do rei: "Como Vai Você", "Olha" e "Como É Grande o Meu Amor por Você".

Também haverá oportunidade para outras composições como "The Lady Is a Tramp"; "Perhaps, Perhaps Perhaps" com participação especial de Carlos Rivera; "Love Me Tender" e "Your Song", que dá título ao DVD e show. Ao final da apresentação, releituras de dance de "Moves like Jagger", "September", "Never Can Say Goodbye" e "Last Dance" estão garantidas.

Em 2016, o cantor lança a canção "Bésame Mucho", como trilha sonora da telenovela Êta Mundo Bom!, e como novo single promocional. Lança o single "I'd Rather Hurt Myself" e inicia a turnê Show New York New York.

Boaventura planeja diminuir o ritmo de trabalho para dar prioridade ao seu sonho. "Vou ter que dar um tempo nos musicais. Meu foco agora é a carreira internacional. Quero cantar na Argentina, no Chile, em Portugal e, claro, nos Estados Unidos. É o meu grande sonho. Infelizmente não consigo dar conta das três funções ao mesmo tempo".[2] Os primeiros passos rumo ao exterior já foram dados. Em 2015, Boaventura conquistou o México e lotou o Teatro Metropolitan com um show para 2 500 pessoas. "Foi surpreendente. Fui tratado como um artista internacional e eu nem sou conhecido como ator por lá. Era um público só de mexicanos que entendia muito de música. Fiquei encantado, eles eram calorosos iguais aos brasileiros", comemorou o cantor.

Em 27 de abril de 2018, o cantor lançara seu terceiro álbum de vídeo e ao vivo, intitulado Daniel Boaventura Ao Vivo no México.[3] e em 26 de julho de 2019 o quarto material ao vivo, intitulado From Russia with Love (Ao vivo em Moscou), foi lançado.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Nota
2020 Hebe Silvio Santos[4]
2019 Éramos Seis Adoniran
2016 Nada Será Como Antes Carvalho Rocha[5]
2013 Dança dos Famosos Participante
2012 As Brasileiras Jorge (episódio: A Perseguida de Curitiba)
A Grande Família Capitão Wilson (episódio: A Rosa Púrpura do Bairro)
Guerra dos Sexos Irineu Carneiro / Nenê Stallone [6]
Dercy de Verdade Dr. Simão
2011,2013-15 Tapas & Beijos Paulo César (PC) [7]
2010 Passione Diogo Dias [8]
2009 Cama de Gato Sólon Gutierrez Ortega / Solonaldo da Santíssima Trindade
Toma Lá, Dá Cá Álvaro (episódio: O Rouxinol do Jambalaya)
A Grande Família Aníbal (episódio: O Rótulo e a Garrafa)
2008 Malhação Adriano Lopes / Mariano Lopes / Dona Drica Lopes
2007 Dicas de um Sedutor Ricardo (Rick)
Malhação Adriano Lopes
2006 Malhação
Papai Noel Existe Roberto Especial de fim de ano
2005 Essas Mulheres Ferreira Pinto
2004 A Grande Família Otávio Episódio: Embalos de Sexta à Noite
Senhora do Destino Apresentador do disque-denúncia
Linha Direta Investigador Episódio: O Crime do Sacopã
2003 Kubanacan Johnny
2001 Amor e Ódio José Maria Cortês
2000 Laços de Família Alexandre Vilares (Alex) [9]
1999 Santo de Casa Kiko
1998 Hilda Furacão Zico [10]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Nota
2019 Hebe: A Estrela do Brasil Silvio Santos
2013 Odeio o Dia dos Namorados Heitor
2005 Coisa de Mulher Dr. Isaac Bucemberg
2001 3 Histórias da Bahia O Pai do Rock Teatro

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Nota
2019 Klaus Klaus
2013 Minhocas Big Wig
Reino Escondido Ronin

Web / Internet[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Nota
2015 O Incrível SuperÔnix (Gshow) Super Ônix[11] Gshow
2019 Making of DVD From Russia with Love Ele mesmo IGTV

Teatro[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Ano Título Vendas
2009 Songs 4 U 45 000
2010 Italiano 35 000
2014 One More Kiss 20 000

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Ano Título Vendas
2013 Daniel Boaventura: Novelas 10 000

CD, DVD & Blu-ray Ao vivo[editar | editar código-fonte]

Ano Título Vendas
2011 Daniel Boaventura Ao Vivo 50 000
2015 Your Song (ao vivo) 30 000
2018 Daniel Boaventura Ao Vivo no México 10 000
2019 From Russia with Love (Ao vivo em Moscou)

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Videoclipe Álbum
2009 I'm in the Mood for Love
Não
Songs 4 U
Song for You
Não
If
Não
Daniel Boaventura: Novelas
2010 On an Evening in Roma (Sotto er Celo de Roma)
Não
Italiano
El Día Que Me Quieras (com Hebe)
Sim
Hebe Mulher e Amigos
2011 I Loved You (feat. Paula Fernandes)
Sim
Daniel Boaventura Ao Vivo
She
Sim
2012 Hello Detroit
Sim
Catch My Breath
Sim
São Paulo, São Paulo
Não
Daniel Boaventura: Novelas
2014 As the World Falls Down
Sim
One More Kiss
2015 Time Stand Still
Sim
One More Kiss / Your Song (ao vivo)
Perhaps, Perhaps, Perhaps (Quizás, Quizás, Quizás) (part. Carlos River)
Sim
Your Song (ao vivo)
Come Fly With Me (part. Fillipa Giogino's)
Sim
2016 Bésame Mucho
Sim
Êta Mundo Bom! - Volume 2
I'd Rather Hurt Myself
Não
Adicionado à nenhum álbum
2017 The Girl From Ipanema / Garota De Ipanema (feat. Daniel Jobim)
Sim
Daniel Boaventura Ao Vivo no México
2018 You'll Never Find Another Love Like Mine
Sim
2019 Just the Way We Are
Sim
From Russia with Love (Ao vivo em Moscou)
Shall We Dance?
Não
Éramos Seis - trilha sonora

Turnês[editar | editar código-fonte]

Ano Título Álbuns Associados
2009-2013 Pop 'N' Jazz
Songs 4 U / Italiano / Daniel Boaventura Ao Vivo
2014-2015 One More Kiss Tour
One More Kiss
2015-2016 Your Song Show
Your Song (ao vivo)
2016 Show New York New York
Songs 4 U/ Daniel Boaventura Ao Vivo/
One More Kiss/ Your Song (ao vivo)
2016-2018 Show Daniel Boaventura
2018-2019 En Vivo En México Tour
Daniel Boaventura Ao Vivo no México
2019-atual From Russia with Love Tour
From Russia with Love (Ao vivo em Moscou)

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • 1993: Troféu Caymmi -Revelação de Intérprete "Pop 'N' Jazz" (show solo)
  • 1995: Prêmio Sharp -Melhor Musical "Os Cafagestes"
  • 2001: Prêmios Qualidade Brasil -Vítor ou Vitória (King Marchan)
  • 2004: Prêmios Qualidade Brasil -Chicago (Billy Flynn)
  • 2006: Prêmios Qualidade Brasil -My Fair Lady (Profº Henry Higgins)

Referências

  1. «Daniel Boaventura : Talent Mix». talentmix.com.br. Consultado em 20 de julho de 2017 
  2. «iG - Últimas notícias, fotos, vídeos, esportes, entretenimento e mais.». iG Home. Consultado em 18 de maio de 2021 
  3. Daniel Boaventura Ao Vivo no México por Daniel Boaventura, consultado em 18 de maio de 2021 
  4. «'Hebe': Andréa Beltrão e Daniel Boaventura estampam as imagens da cinebiografia | CinePOP Cinema». CinePOP. 29 de janeiro de 2019. Consultado em 26 de fevereiro de 2019 
  5. Carlos Brito (3 de maio de 2015). «Daniel Boaventura é herói sem poderes na meia-idade». O Dia. Consultado em 3 de maio de 2015 
  6. Vitor Moreno (6 de janeiro de 2015). «Daniel Boaventura será super-herói em crise em novo humorístico na internet». F5 - televisão. Outro Canal. Consultado em 3 de maio de 2015 
  7. «Em websérie, Daniel Boaventura vive super-herói em crise». O Fuxico. 22 de abril de 2015. Consultado em 3 de maio de 2015 
  8. Patrícia Kogut (1 de novembro de 2014). «Daniel Boaventura será super-herói em websérie». O Globo. Consultado em 3 de maio de 2015 
  9. Gshow (14 de abril de 2015). «Conheça a nova websérie: 'O Incrível SuperÔnix', com Daniel Boaventura!». Gshow - Webséries. Consultado em 3 de maio de 2015 
  10. «Santo de Casa». teledramaturgia.com.br. Consultado em 20 de julho de 2017 
  11. «Conheça a nova websérie: 'O Incrível SuperÔnix', com Daniel Boaventura!». Gshow.com. 14 de abril de 2015 
  12. «"PETER PAN, O MUSICAL" MARCA DATA DE ESTREIA EM 2018». A Broadway é Aqui. 4 de Setembro de 2017. Consultado em 30 de Janeiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Daniel Boaventura:
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata