Yu-Gi-Oh!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Yu-gi-oh!)
Ir para: navegação, pesquisa
Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção Yu-Gi-Oh! Trading Card Game deverá ser fundido aqui. (desde julho de 2013)
Se discorda, discuta sobre esta fusão aqui.
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Yu-Gi-Oh!
遊☆戯☆王
(Yū☆gi☆oh)
Capa do primeiro volume do mangá
Mangá
Yu-Gi-Oh!
Autor Kazuki Takahashi [1] [2]
Editora(s) Shueisha [2]
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil JBC
Revista Weekly Shonen Jump [2]
Data de publicação 1996 [1]  – 8 de março de 2004 [2]
Anime
Yu-Gi-Oh! Duel Monsters
Direção Kunihisa Sugishima
Estúdio Studio Gallop, Nihon Ad Systems
Exibição original 18 de abril de 2000 – 29 de setembro de 2004
Emissoras lusófonas Brasil Rede Globo
Brasil Nickelodeon Brasil
Portugal SIC
Nº de episódios 224 (Lista de Episódios)
Anime
Yu-Gi-Oh! Capsule Monsters
Direção Kunihisa Sugishima
Estúdio Studio Gallop, Nihon Ad Systems
Exibição original 6 de setembro de 2006 – 25 de novembro de 2006
Emissoras lusófonas Brasil Nickelodeon Brasil
Portugal SIC
Nº de episódios 12 (Lista de Episódios)
Anime
Yu-Gi-Oh! Duel Monsters GX
Direção Hatsuki Tsuji
Estúdio Studio Gallop
Exibição original 6 de Outubro de 2004 – 26 de Março de 2008
Emissoras de TV Japão TV Tokyo
Emissoras lusófonas Brasil Nickelodeon Brasil
Brasil Rede Globo
Brasil RedeTV![3]
Brasil Ulbra TV
Portugal SIC
Portugal SIC K
Nº de episódios 180 (Lista de Episódios)
Anime
Yu-Gi-Oh! 5D's
Direção Katsumi Ono
Estúdio Studio Gallop
Exibição original 2 de abril de 2008– em exibição
Emissoras de TV Japão TV Tokyo
Emissoras lusófonas Portugal SIC K
Nº de episódios 154 (Lista de Episódios)
Anime
Yu-Gi-Oh! Zexal
Estúdio Studio Gallop
Exibição original 11 de abril de 2011– em exibição
Emissoras de TV Japão TV Tokyo
Emissoras lusófonas Portugal SIC K[4]
Nº de episódios 140 (Lista de Episódios)
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Yu-Gi-Oh! (遊☆戯☆王, Yū☆gi☆ō?, rei dos jogos) é uma série de mangá sobre jogo escrita e ilustrada por Kazuki Takahashi. A série foi originalmente publicada na revista Weekly Shōnen Jump entre 1996 e 2004 .[5] [6] O mangá expandiu uma franquia que inclui vários anime, Trading Card Game e diversos video games. A maioria das encarnações da franquia envolvem o jogo de cartas fictício chamado Duel Monsters onde cada jogador usa cartas para um "duelo" entre si, em uma batalha simulada de duelo de "monstros". O Yu-Gi-Oh! Trading Card Game é a contraparte do mundo real para este jogo ficcional em que é livremente baseado.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Yu-Gi-Oh! narra a história de Yugi Muto, um estudante do colegial com estatura abaixo da média para quem foram dadas peças fragmentadas de um antigo artefato egípcio, o Enigma do Milênio Millennium Puzzle (千年パズル, Sennen Pazuru?), por seu avô Solomon Muto. Ao remontar o quebra-cabeça, ele é possuído por uma outra personalidade que mais tarde é revelado ser o espírito de um faraó de 3.000 anos de idade, que perdeu sua memória. Conforme a história avança, os dois (juntamente com os amigos de Yugi), tentam encontrar o segredo das memórias perdidas do faraó e seu nome com o jogo Duel Monsters virar um cenário prevalente no enredo.

Os primeiros capítulos apresentam uma variedade de jogos diferentes, mas a partir de Duelist Kingdom o foco é deslocado para o Duel Monsters. Esse jogo é jogado com um sistema de imagem holográfica criado por Seto Kaiba (após sua primeira partida com Yugi).

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

No planejamento inicial de Yu-Gi-Oh!, seu criador, Kazuki Takahashi, pensava em criar um mangá de terror. [7] Apesar do resultado final sair um mangá sobre jogos, ficou claro que alguns elementos de terror influenciaram a história. Takahashi então decidiu usar "batalha" como seu tema principal. Uma vez que não tenha saído um mangá de "luta", ele achou difícil pensar em algo original. Então Takahashi chegou a decisão de criar um mangá de luta, onde o protagonista não atinge ninguém, mas também luta com essa limitação. [8]

Mídias[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá original de Yu-Gi-Oh! foi originalmente publicado na Weekly Shōnen Jump entre 30 de setemnbro de 1996 e 8 de março de 2004 e, posteriormente, compilado em 38 tankōbon.[5]

Um mangá spin-off chamado Yu-Gi-Oh! R foi ilustrado por Akira Ito, sob a supervisão de Takahashi. Ele foi publicado entre junho de 2004 e janeiro de 2008 na V-Jump e agrupado em cinco tankōbon.[9] [10]

Anime[editar | editar código-fonte]

Yu-Gi-Oh![editar | editar código-fonte]

Produzido pela Toei Animation, é um anime de 27 episódios baseado nos volumes de 1 a 7 do mangá original Yu-Gi-Oh! , que não focaliza muito no Magic & Wizards. Não está conectado com Yu-Gi-Oh! Duel Monsters, mas é referido frequentemente como a "primeira série" para distinguir da série seguinte. A Primeira fase retrata mais o lado sofrido de Yugi, onde não tem amigos e leva uma vida bastante monótona e sólitaria até encontrar e concluir o Enigma do Milênio (Seenem Puzzle). Exibido pela primeira vez pela TV Asahi no dia 4 de Abril de 1998.

Yu-Gi-Oh! Duel Monsters[editar | editar código-fonte]

Conhecido simplesmente como "Yu-Gi-Oh!", Yu-Gi-Oh! Duel Monsters (遊戯王デュエルモンスターズ) é a série que introduziu Yu-Gi-Oh! para o Ocidente. Produzido pela Nihon Ad Systems, foi exibido pela primeira vez na TV Tokyo no dia 8 de Abril de 2000, e depois traduzido para mais de 20 idiomas e exibido em mais de 60 países. Baseado principalmente no mangá original Yu-Gi-Oh!, a partir do volume 8, a série terminou com 224 episódios.

Yu-Gi-Oh! Duel Monsters GX[editar | editar código-fonte]

Yu-Gi-Oh! Duel Monsters GX (遊戯王デュエルモンスターズGX?), conhecido como "Yu-Gi-Oh! GX", é um anime spin-off de Yu-Gi-Oh!, com um novo protagonista, Judai Yuki (renomeado para Jaden Yuki nos EUA), e uma nova história que não foi baseado no mangá. Também produzido pela NAS, foi exibido pela primeira vez na TV Tokyo no dia 6 de Outubro de 2004. Yugi fez um aparição no primeiro episódio. O "GX" no título significa "Generation Next" (Geração Seguinte). A série focaliza a vida em uma academia de duelistas, Duel Academy.

Yu-Gi-Oh! Capsule Monsters[editar | editar código-fonte]

Yu-Gi-Oh! Capsule Monsters (遊戯王カプセルモンスターズ?) é uma série pequena de 12 episódios, lançada no Japão no dia 14 de Novembro. É parecida com Yu-Gi-Oh! The Movie - Pyramid of Light (Yu-Gi-Oh! O Filme - A Piramide de Luz). Encaixa-se antes do fim de Yu-Gi-Oh! Duel Monsters. Capsule Monsters envolve Yugi, Joey, Téa , Tristan, e o avô de Yugi Solomon dentro de um mundo onde Monstros de Duelo são reais. Eles encontram capsulas de monstros que eles podem usar para invocar monstros.

Yu-Gi-Oh! 5D's[editar | editar código-fonte]

Yu-Gi-Oh 5D's, o terceiro anime oficialmente, lançado no Japão no dia 6 de Abril de 2008. Em um futuro distante, o enredo foca-se no jovem Yusei Fudou, cujo a personalidade, fria e calculista, reflete em sua fama como "gênio dos duelos". Uma das principais características desta série são os duelos, agora realizados em motocicletas. Yugioh 5D's tem o total de 154 episodios e um especial. Durante sua exibição que foi lançado o terceiro filme da serie.

Yu-Gi-Oh! Zexal[editar | editar código-fonte]

Yu-Gi-Oh! Zexal (em japonês: 遊☆戯☆王 ゼアル Yūgiō Zearu?) (pronuncia-se Ze-al) é um novo anime da fraquia Yu-Gi-Oh! também é um spin-off que está no ar da TV Tokyo em exibição, após o término da série anterior, Yu-Gi-Oh! 5D's. Ele foi revelado em 13 de dezembro de 2010, numa edição da revista V Jump.

Yu-Gi-Oh! Arc-V[editar | editar código-fonte]

Yu-Gi-Oh! ARC-V gira em torno de Yuya Sakaki, enquanto ele tenta escapar da dura realidade sorrindo. Mas um duelo leva-o a fazer uma determinação para enfrentar as dificuldades e ele vai ter o poder de infinitas possibilidades. O tema principal do show é "Dê um passo para a frente com coragem!" Yuya é um estudante de uma escola preparatória, aprender a se tornar um "Duelista de entretenimento", um tipo de duelista profissional. [2]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Yu-Gi-Oh![editar | editar código-fonte]

O primeiro filme de Yu-Gi-Oh! foi lançado no Japão. Produzido pela Toei Animation, tem duração de 30 minutos, exibido pela primeira vez no dia 6 de Março de 1999. Os personagens são do primeiro anime Yu-Gi-Oh!.

O filme é sobre um menino chamado Shougo Aoyama que é tão tímido para duelar mesmo tendo uma carta rara e poderosa no baralho, o lendário Dragão negro de olhos vermelhos. Yugi tenta despertar a coragem de Shougo no duelo contra Seto Kaiba, que planeja obter a carta rara de Shougo.

Atenção: uma carta rara que aparece no filme é a Find Reflection 2 (Pássaro Refletor 2), ele reflete 2x o número de cards magic e trap card utilizados no jogo sem sofrer danos.

Além disso quando é enviado ao graveyard (Cémiterio) tem a habilidade de voltar ao jogo como Find Phoenix Reflection 4 (Fenix Refletora 4) que reflete 4x o número de magic card e trap card utilizadas no jogo sem sofrer danos.

Yu-Gi-Oh! The Movie: Pyramid of Light[editar | editar código-fonte]

Yu-Gi-Oh! The Movie: Pyramid of Light, conhecido como "Yu-Gi-Oh! O Filme", foi lançado na América do Norte no dia 13 de Agosto de 2004. O filme foi desenvolvido especificamente para o Ocidente pela 4Kids baseado no sucesso da franquia Yu-Gi-Oh! nos EUA. Seus personagens são do anime Yu-Gi-Oh! Duel Monsters. No filme, Yugi enfrenta Anubis.


Yu-Gi-Oh!3D Bonds Beyond Time[editar | editar código-fonte]

É o terceiro filme da franquia Yu-Gi-Oh! e reune os personagens principais das três series: Yugi, Jaden e Yusei. O filme sera em 3D e foi feito para comemorar o 10th aniversario da serie, que no Japão foi exibido em Janeiro de 2010 e nos Estados Unidos em Fevereiro de 2011. O filme conta a historia de que no futuro a civilização está a beira da extinção. Um homem, no entanto, acha que pode fazer algo sobre isso. Com seu mundo totalmente em caos,Paradox, um rapaz mascarado descobre uma maneira de viajar no tempo. E assim ele iria para o passado para eliminar o que ele acredita que é responsável por causar o seu mundo à decadência - o jogo de cartas, Yu Gi Oh! Paradoxo, determinado a erradicar essa ameaça perigosa da historia da humanidade, começa a reescrever o futuro, destruindo o jogo - uma carta de cada vez. Mas três duelistas legendários(Yugi, Judai e Yusei) farão o que for preciso para salvar o que está diretamente envolvido com o jogo de cartas: seus amigos, sua família e até o proprio jogo que amam. Pela primeira vez: Yugi, Jaden e Yusei formam uma equipe e batalha com todos os seus corações em um duelo que vai decidir o passado, presente e futuro

Jogos originais[editar | editar código-fonte]

Vários jogos fictícios no anime e mangá de Yu-Gi-Oh! foram adaptados em cartas, tabuleiros e video games.

Jogo de Cartas[editar | editar código-fonte]

Exemplo de card de monstro de Yu-Gi-Oh!

A série de anime e mangá Yu-Gi-Oh! introduz o jogo de cartas original criado por Takahashi.

O jogo de cartas - cujo nome original é Yu-Gi-Oh! Trading Card Game é baseado em invocação de monstros e ativação de magias e armadilhas num duelo entre 2 oponentes. O duelo é oficialmente disputado pelo método "melhor de três" (1 Match), cada um possuindo 2000 LPs (Life Points, ou Pontos de Vida) e usando Decks (baralhos) de 40 a 60 cartas.

Vence o Match quem vencer 2 batalhas - seja reduzindo os Life Points (Pontos de Vida) do oponente a 0, ou quando o oponente não puder mais sacar cartas por ter seu Deck esgotado (resultando num "deckout").

Atualmente, existem dois tipos de duelos:

Tradicional: Neste formato de duelo, quase todas as cartas existentes desde a primeira coleção (Legend of Blue-Eyes Dragon) até a mais recente são permitidas para jogar - exceto cartas "banidas" conforme lista semestral publicada pela Konami (a empresa detentora dos direitos da marca "Yu-Gi-Oh!"). Normalmente, pessoas que jogam neste formato usam decks de First Turn Kill (onde não há chance de o oponente jogar se a estratégia do Deck tiver sucesso), One Turn Kill (onde o oponente tem seus Life Points reduzidos a 0 num mesmo turno) e decks com cartas limitadas e restritas.

Advanced: Neste formato, mais largamente utilizado nos torneios, há maior limitação das cartas permitidas para uso (algumas cartas são limitadas a 2 ou 1 por Deck). Por causa disto, aqui predominam os Decks baseados no controle da partida através da interrupção das investidas do oponente (ou "controle de campo") ou remoção de cartas.

Os campeonatos mais conhecidos e movimentados são os "Shonen Jump Championships", mas há outros tipos de campeonatos, como a "Pegasus League" (com regras próprias e variadas a cada torneio), "Sneak Preview" (torneios de Decks montados com a coleção mais recente) e "Dragon King" (com crianças até 12 anos).

Outros jogos[editar | editar código-fonte]

Vários outros jogos foram adaptados do mangá original:

  • Capsule Monster Chess (Capmon) — Jogo de miniaturas colecionáveis. [11]
  • Monster World — Um jogo de xadrez RPG. [12]
  • Dungeon Dice Monsters (DDM), conhecido no mangá como Dragons Dice & Dungeons (DDD) — Um jogo de tabuleiro cujo os quadrados são criados com faces de dados D6. Foi lançado como um jogo de cartas real, mas o jogo não é popular e novas figuras não são mais lançadas. [13]

Livros relacionados[editar | editar código-fonte]

Vários livros (não incluindo mangá) baseados no anime e mangá foram lançados dentro e fora do Japão:

Todos os livros abaixo foram publicados pela Shueisha, existem só em japonês.

  • Yu-Gi-Oh! (novela) - ISBN 4-08-703086-5, É uma novelização das duas primeiras partes do mangá original. A novela foi criada por Katsuhiko Chiba.
  • Yu-Gi-Oh! Official Card Game Duel Monsters Official Rule Guide — The Thousand Rule Bible - ISBN 4-08-782134-X, É um livro de regras e estratégias para o jogo oficial Monstros de Duelo.
  • Yu-Gi-Oh! Official Card Game Duel Monsters Official Card Catalog The Valuable Book (Catálogo Oficial de Cartas do Jogo de Cartas Oficial Monstros de Duelo, O Livro Valioso) - Essa é uma coleção de catálogos de cartas.
  • Yu-Gi-Oh! Character Guide Book - The Gospel of Truth (遊戯王キャラクターズガイドブック―真理の福音― Yūgiō Kyarakutāzu Gaido Bukku Shinri no Fukuin) (Livro Guia de Personagens - O Evangelho da Verdade) - ISBN 4-08-873363-0, Esse livro é um guia de personagens relacionados ao mangá.

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b [1], acessado em 24 de outubro de 2010.
  2. a b c d tvsinopse.kinghost.net, acessado em 24 de outubro de 2010.
  3. Lembrete: Yu-Gi-Oh! GX estreia no TV Kids (AT), acessado em 4 de outubro de 2013.
  4. http://sickapa.sapo.pt/programas/yugiohZEXAL/
  5. a b http://yugioh.wikia.com/wiki/Yu-Gi-Oh!_ARC-Vtítulo=遊・戯・王 1|publicado=Shueisha|acessodata=1º de fevereiro de 2013|língua=japonês}}
  6. 遊・戯・王 38 (em japonês). Shueisha. Página visitada em 1º de fevereiro de 2013.
  7. Yu-Gi-Oh! (Japonês) Volume 36 Prólogo.. 2004. Kazuki Takahashi
  8. Yu-Gi-Oh! Duelist Volume 9. Prólogo. Viz Media
  9. 遊・戯・王R 1 (em japonês). Shueisha. Página visitada em 1º de fevereiro de 2013.
  10. 遊・戯・王R 5 (em japonês). Shueisha. Página visitada em 1º de fevereiro de 2013.
  11. Capsule Monster Coliseum
  12. Monster Capsule GB
  13. Dungeon Dice Monsters