Yuji Ide

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yuji Ide
Yuji Ide 2010 Super GT Fuji 400km

Yuji Ide em 2008, na Super GT.
Informações pessoais
Nacionalidade Japão Japonesa
Registros na Fórmula 1
Temporadas 2006
Equipes Super Aguri
GPs disputados 4
Títulos 0
Vitórias 0
Pódios 0
Pole positions 0
Voltas mais rápidas 0
Primeiro GP Grande Prêmio do Bahrein de 2006
Último GP Grande Prêmio de San Marino de 2006

Yuji Ide (井出 有治, Ide Yuji - Saitama, 21 de Janeiro de 1975) é um piloto japonês de automobilismo, Começou sua carreira no Kart em 1990. Disputou categorias como a F-Nippon a Formula 1, e atualmente corre pela Super GT.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Inicio da Carreira[editar | editar código-fonte]

Lola utilizada por Ide na F-Nippon em 2005.

Yuji ide começou a correr de kart aos 15 anos de idade, desde então disputou vários campeonatos nacionais no Japão, no ano 2000 ele correu o Macau Grand Prix na China, começando assim sua carreira profissional, em 2003 ingressou na Formula Nippon e a JCTC, foi vice-campeão duas vezes, quando se mudou para a frança para disputar a Formula 3, porem voltou no ano seguinte para o automobilismo japonês.


Fórmula 1[editar | editar código-fonte]

Em 2006, Ide (também conhecido por Strike-Man) foi confirmado como um piloto de Fórmula 1 na equipe Super Aguri, sendo companheiro de equipe do compatriota Takuma Sato, em 16 de janeiro na sede da equipe na Inglaterra.

Após apenas quatro etapas, tendo terminado apenas uma na Austrália , ele foi demitido da equipe por ter provocado um acidente com o holandês Christijan Albers no GP de San Marino e sua super-licença, documento que permite ao piloto participar da Fórmula 1, foi cassada. Sendo assim, foi expulso da categoria. Acaba sendo substituído pelo francês Franck Montagny, que depois viria a ser substituido por outro japonês, Sakon Yamamoto.

A passagem de Ide pela Fórmula 1 é lembrada por desastrosas participações causando inúmeros acidentes e prejudicando a equipe com vários rodopios na pista. No já citado GP de San Marino, tocou a lateral do carro de Christijan Albers, fazendo o holandês sair da pista após uma capotagem espetacular, e este acidente pesou bastante na perda da super-licença de Ide.

Em 2007 retornou para a Formula Nippon e começou a correr também na Super Gt, em 2009 entrou para a Civic Racing organizada pela Honda.


Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Yuji Ide