Yuna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yuna
Nome no Japão Yūna (ユウナ)
Série de jogos Final Fantasy
Primeiro jogo Final Fantasy X
Designer Tetsuya Nomura
Dublador em inglês Hedy Burress
Dublador japonês Mayuko Aoki
Informações pessoais
Habilidade especial Conjuração

Yuna (ユウナ, Yūna?) é uma conjuradora fictícia da série Final Fantasy. Ela é a protagonista feminina de Final Fantasy X e a personagem principal da continuação Final Fantasy X-2. Criada por Tetsuya Nomura e dublada por Hedy Burress e Mayuko Aoki nas versões americana e japonesa dos jogos mencionados, Yuna despertou reações diversas com seus papéis em Final Fantasy X e X-2.

Depois de aparecer usando um vestido longo e conservador em Final Fantasy X, sua vestimenta foi alterada para condizer com o mundo mais livre de Final Fantasy X-2.

Criação e aparência[editar | editar código-fonte]

Yuna foi criada por Tetsuya Nomura. As bases do design de Yuna são os quimonos utilizados em Okinawa, mas Nomura quis desenhá-la com vestimentas que flutuariam quando ela dançasse. Assim, a roupa que Nomura escolheu para Yuna foi o furisode, um quimono de mangas longas. Nomura explicou que os adornos do vestido e colar de Yuna são imagens da flor hibisco que também tem o nome "yuna", e que seu nome sginifica "noite" (夕な) em Okinawa, estabelecendo um contraste direto entre ela e o protagonista masculino de Final Fantasy X, Tidus, cujo nome japonês (ティーダ) significa "sol" (太陽) em Okinawa. Este contraste também é representado no jogo por itens nomeados pelo sol e pela lua, que fortalecem as armas mais poderosas de Tidus e Yuna. Nomura relatou que mesmo que tais detalhes não tenham tanta importância, pelo menos têm significados por trás de suas utilizações. Yuna possui heterocromia, uma anomalia que lhe deixou com olhos de cores diferentes: no caso de Yuna, seu olho azul vem de sua ancestralidade de Spira, e seu olho verde de sua ancestralidade Al Bhed.

A recepção dos fãs de Final Fantasy X convenceu os produtores a continuar a história de Yuna e outros personagens em Final Fantasy X-2. Tetsu Tsukamoto, desenhista de Final Fantasy X-2, revelou que a mudança radical de estilo de Yuna entre os dois jogos refletem uma enorme mudança cultural. Yoshinori Kitase, produtor de Final Fantasy X-2, contou que X-2 não deveria parecer uma extensão do jogo anterior, e por isso as vestimentas de Yuna e Rikku foram alteradas para que parecessem mais ativas. Tais mudanças foram feitas antes mesmo da história ser escrita. Como Yuna, Rikku e Paine vivem em um mundo mais livre, os criadores trouxeram a ideia das trocas de roupas, uma característica que se tornou vital na jogabilidade do título. Kazushige Nojima, escritor de X-2, descreveu a nova roupa de Yuna como "uma reação natural às coisas pesadas que ela vestia em FFX". As performances de Yuna como cantora foram usadas para demonstrar o estilo mais popular da continuação.


Em Final Fantasy X, ela é a filha de Lorde Braska, que havia derrotado Sin há dez anos atrás, quando ela tinha apenas 7 anos. É levada por Kimahri para as ilhas Besaid, onde cresce e se torna amiga de Lulu, Wakka e Chappu (que morre quando se torna um Crusader). Ela decide seguir as pegadas de seu pai e tornar-se uma Convocadora (no jogo chama-se Summoner). Ela é acompanhada pelos seus guardiões Wakka, Lulu, Kimahri e Tidus (por quem mais tarde se apaixona), na sua jornada para derrotar Sin. Yuna deve partir numa peregrinação a Zanarkand para que possa obter o Aeon Final e derrotar Sin, mesmo que isso lhe custe a vida. Outras pessoas se juntam a Yuna na sua peregrinação: Auron, que foi guardião de seu pai há 10 anos e a sua prima de raça Al-Bhed, Rikku. Yuna é uma moça muito calma e de falas mansas e suaves. É muito altruísta, pondo os interesses dos outros à frente dos seus próprios, e é muito determinada e corajosa.

Em Final Fantasy X-2, a história deste novo jogo da série Final Fantasy inicia-se dois anos depois de Yuna ter derrotado o terrível Sin. O mundo caótico de Spira transformou-se e entrou num período de paz chamado “Eternal Calm”.

Um dia Yuna obtêm uma esfera mística que contém a imagem do jovem jogador de blitzball que um dia desapareceu. Ela não se conforma com a repentina partida do jovem. Assim começa mais uma aventura da bonita saga Final Fantasy que regressa ao convívio de todos os amantes das boas aventuras, oferecendo ainda novas missões e um novo gameplay.

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.