Yuri Temirkanov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Yuri Khatuevich Temirkanov (em russo: Ю́рий Хату́евич Темирка́нов) (Nalchik, 10 de dezembro de 1938) é um maestro russo de origem circassiana (cabardina).

Foi o Diretor Musical e Maestro Chefe da Filarmônica de São Petersburgo, desde 1988.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido na cidade caucasiana de Nalchik, Temirkanov começou os estudos musicais com a idade de nove anos. Quando tinha treze anos transferiu-se para a Escola para Crianças Talentosas de Leningrado, onde continuou seus estudos de violino e viola. Após sua graduação nesta última, ingressou no Conservatório de Leningrado, onde completou os estudos em viola.

Retornou ao conservatório, entretanto, para formar-se como maestro junto ao famoso Ilya Musin, graduando-se em 1965. Depois de vencer o prestigiado Concurso Nacional Pan-Soviético de Maestros, em 1966, Terminakov foi convidado por Kirill Kondrashin para um tour na Europa e Estados Unidos, junto ao eminente violinista David Oistrakh e a Orquestra Filarmônica de Moscou.

Fez sua estréia junto à Orquestra Filarmônica de Leningrado, no início de 1967, e foi convidado para tornar-se assistente do maestro Yevgeny Mravinsky. No ano seguinte foi designado Maestro Principal, ali permanecendo até 1976, quando tornou-se o Diretor Musical do Teatro Mariinski.

É um maestro frequentemente convidado das principais orquestras européias, asiáticas e estadunidenses. Foi o primeiro artista russo que teve permissão para se apresentar nos Estados Unidos, após a Guerra do Afeganistão, em 1988.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.