YuruYuri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
YuruYuri
ゆるゆり
Capa da primeira edição do mangá mostrando as personagens Akari, Yui, Chinatsu e Kyoko (Da direita para a esquerda)
Gênero Comédia, Slice of life, Yuri
Mangá
YuruYuri
Autor Namori
Editora(s) Japão Ichijinsha
Revista Comic Yuri Hime S
Comic Yuri Hime
Data de publicação 2008 – Até hoje
Volumes 9
Anime
YuruYuri
Direção Masahiko Ohta
Estúdio Dogakobo
Exibição original 5 de julho de 2011 – 20 de setembro de 2011
Emissoras de TV Japão TV Tokyo, TV Aichi, TV Osaka
Nº de episódios 12
Anime
YuruYuri♪♪
Direção Masahiko Ohta
Estúdio Dogakobo
Exibição original 2 de julho de 2012 – 17 de setembro de 2012
Emissoras de TV Japão TV Tokyo, TV Aichi, TV Osaka
Nº de episódios 12
Projeto Animangá  · Portal Animangá

YuruYuri (ゆるゆり em kanji?) (Yuri Tranquilo em português) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Namori. O mangá foi serilizado na revista Comic Yuri Hime S no dia 12 de Junho de 2008, antes de ser movida para a revista Comic Yuri Hime em Setembro de 2010. Uma adaptação para anime criada pelo estúdio Dogakobo foi ao ar no Japão entre Julho e Setembro de 2011; a segunda temporada da série foi ao ar entre Julho e Setembro de 2012.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história se passa na escola fictícia Nanamori na cidade de Takaoka no Japão. A série se centraliza no dia-a-dia das atividades realizadas no Clube de Diversão (ごらく部 em kanji) da escola, que tem Akari Akaza e suas amigas de infância, Kyōko Toshinō, Yui Funami, e Chinatsu Yoshikawa como membros.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Clube de Diversão[editar | editar código-fonte]

Akari Akaza (赤座 あかり, Akaza Akari?)
Akari é uma garota educada de cabelos vermelhos que, supostamente, deveria ser a protagonista da série. No entanto, devido a sua falta de presença e de sua personalidade simples, ela é frequentemente esquecida pelas outras personagens. Uma das piadas recorrentes da série é que devido a sua falta de presença, Akari pode se tornar invisível e que os seus cachos de cabelos são destacáveis. Kyoko e Yui são suas amigas de infância, enquanto Chinatsu, Sakurako e Himawari são suas colegas de classe.
Kyōko Toshinō (歳納 京子, Toshinō Kyōko?)
Kyoko é uma garota oportunista e egoísta de cabelos loiros e é considerada a protagonista da série. Ela frequentemente causa problemas para sua amiga Yui e tem uma queda por Chinatsu, que lembra sua personagem de anime favorita, Mirakurun. Apesar de sua atitude preguiçosa, ela sempre consegue notas altas nas provas, sempre estudando um dia antes dos testes. Kyoko é uma grande fã do anime fictício Majokko Mirakurun e é uma talentosa artista de doujins.
Yui Funami (船見 結衣, Funami Yui?)
Yui é uma garota de cabeça fria e sempre age como a voz da razão, principalmente quando se trata em segurar o entusiasmo de Kyoko. Ela pode ser considerada uma pessoa madura e confiável, sempre disposta a ajudar. Apesar de sua idade, Yui vive sozinha em um apartamento, onde passa o tempo com suas amigas de infância ou jogando vídeo-game. Apesar de ser normalmente quieta, Yui sempre cai na gargalhada com as piadas de Kyoko.
Chinatsu Yoshikawa (吉川 ちなつ, Yoshikawa Chinatsu?)
Chinatsu é uma garota de cabelos rosa, colega de classe de Akari. Ela queria originalmente se juntar ao Clube do Chá Cerimonial, mas acabou se juntando ao Clube de Diversão, já que o clube do chá estava abolido. Ela é frequentemente perseguida por Kyoko, que tem uma queda por ela por causa de sua semelhança com a personagem Mirakurun, apesar dela ter uma paixão explícita por Yui. Ela normalmente age de forma bonitinha, principalmente perto de Yui.

Conselho Estudantil[editar | editar código-fonte]

Ayano Sugiura (杉浦 綾乃, Sugiura Ayano?)
Ayano é a vice-presidente do Conselho Estudantil e frequentemente age de forma não honesta com seus sentimentos em relação a Kyoko e sempre a chama pelo seu nome completo. Sendo uma ótima estudante, ela se vê como uma rival de Kyoko, que sempre tira notas maiores que as delas nas provas.
Chitose Ikeda (池田 千歳, Ikeda Chitose?)
Chitose é membro do Conselho Estudantil e amiga de Ayano. Ela possui uma personalidade bem gentil e calma, mas frequentemente tem fantasias Yuri quando tira seus óculos, sempre imaginando Ayano e Kyoko juntas, oque sempre causa sangramentos de nariz quase fatais a ela. Ela fala usando o dialeto Kansai e é fã de tsukemono.

Mirakurun[editar | editar código-fonte]

Kurumi (胡桃?) / Mirakurun (ミラクるん?)
É a heroína do anime fictício "Majokko Mirakurun". Quando ela se transforma, fica extremamente parecida com Chinatsu.
Raika (雷香?) / Rivalun (ライバルん, Raibarun?)
Vilã da série "Majokko Mirakurun". Ela é secretamente colega de classe de Kurumi.
Ganbo (ガンボー, Ganbō?)
Um robô capanga de Rivalun.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

YuruYuri começou a sua série na revista japonesa Comic Yuri Hime S no dia 18 de junho de 2008. Em setembro de 2010 a série foi movida para a revista Comic Yuri Hime, após a Comic Yuri Hime S parar com suas publicações.[2] A série foi relançada recentemente em nove volumes. Até dezembro de 2011, aproximadamente um milhão de cópias do mangá foram vendidas.[3] A editora ALC Publishing e o site licenciaram o mangá para ser lançado em inglês.

Anime[editar | editar código-fonte]

Uma adaptação televisiva em anime do mangá foi anunciada na edição de maio de 2011 da revista Comic Yuri Hime.[4] Produzida pelo estúdio Dogakobo sob direção de Masahiko Ohta,[5] a série foi ao ar no Japão pela TV Tokyo entre 5 de julho e 20 de setembro de 2011. Uma segunda temporada intitulada YuruYuri♪♪, foi ao ar no Japão entre 2 de julho e 17 de setembro de 2012.[1] [6] [7] A série foi nomeada e ganhou um prêmio no Kobe Animation Awards.[8]

O tema de abertura da primeira temporada é "The Great YuriYurarararaYuruYuri Incident" (ゆりゆららららゆるゆり大事件, Yuriyurarararayuruyuri Daijiken?) por Minami Tsuda, Rumi Ōkubo, Shiori Mikami e Yuka Ōtsubo, enquanto o tema de encerramento é "Let's Go at My Pace" (マイペースでいきましょう, Mai Pēsu de Ikimashō?) por Tsuda, Ōkubo, Mikami e Ōtsubo. O tema de abertura da segunda temporada é "Yes! YuYuYu☆YuruYuri♪♪" (「いぇす!ゆゆゆ☆ゆるゆり♪♪, Iesu! YuYuYu☆YuruYuri♪♪?) por Tsuda, Ōkubo, Mikami e Ōtsubo enquanto o tema de encerramento é "100% Middle Schooler" (100%ちゅ~学生, Hyakku Pāsento Chu~ Gakusei?) por Tsuda, Ōkubo, Mikami e Ōtsubo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b YuruYuri’s 2nd Season Premieres on Summer 2012 Anime Otaku Corner (January 1, 2012). Visitado em February 18, 2012.
  2. Comic Bunch, Comic Yuri Hime S Mags to End Publication Anime News Network (June 18, 2010). Visitado em July 12, 2011.
  3. Yuruyuri Manga Surpasses 1-Million-Copy Threshold Anime News Network (2011-12-18). Visitado em 2012-10-15.
  4. Yuruyuri Manga Gets TV Anime Anime News Network (March 26, 2011). Visitado em July 12, 2011.
  5. Yuruyuri's Debut Date, Cast, Theme Performers Listed Anime News Network (May 8, 2011). Visitado em July 12, 2011.
  6. Yuruyuri School Comedy Manga Gets 2nd Anime Season Anime News Network (December 17, 2011). Visitado em December 18, 2011.
  7. 2nd Yuruyuri Season Slated for July 2 Anime News Network (2012-05-15). Visitado em 2012-10-15.
  8. K-ON, Yuruyuri, Nyarko-san Win Anime Kobe Awards Anime News Network (2012-10-13). Visitado em 2012-10-15.