Yutyrannus huali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaYutyrannus huali
Ocorrência: Cretáceo Inferior 124.6 Ma
Feathered tyrant by pilsator-d4vbemk.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Superfamília: Tyrannosauroidea
Género: Yutyrannus
Xu et al., 2012
Espécie: Y. huali
Nome binomial
Yutyrannus huali
Xu et al., 2012

Yutyrannus huali é uma espécie de dinossauro terópode do Cretáceo Inferior da China. É a única espécie descrita para o gênero Yutyrannus.[1] A espécie foi descrita com base em três espécimes quase completos, dois adultos e um juvenil, recuperados da formação Yixian na província de Liaoning.

Yutyrannus foi um grande predador bípede. O holótipo tinha cerca de 9 metros (30 pés) e um peso estimado em 1.400 kg (3,117 lb)2 . O crânio do holótipo tinha cerca de 90 centímetros e pesava cerca de 600 gramas, o do parátipo media 63 centímetros e pesava cerca de 500 gramas.

Este gênero foi especialmente importante para a paleontologia porque foram encontrados indícios de penas fossilizadas o que pode sugerir que outros tiranosaurídeos, inclusive o Tyrannosaurus rex, poderia possuir plumagem na fase adulta. Desde de 2004, a descoberta do gênero Dilong levantou a possibilidade de que tiranosauros possuíam uma plumagem rala, no 1° estágio, em pelo menos alguma fase do desenvolvimento. As novas descobertas sobre o Yutyrannus levam a crer que a plumagem talvez cobria os membros dessa família ao longo de toda a vida.[2]

Os dados obtidos do fóssil não são conclusivos sobre em que estágio do desenvolvimento estava a plumagem, sendo impossível definir se se tratavam de um filamento único ou se possuía ramificações. A plumagem do 1° estágio, existente no Dilong, era filamentosa,similar aquela existente em pintinhos (Gallus gallus), lembrando mais um pelo que propriamente uma pena. Nos Yutyrannus, essa plumagem podia chegar a 20 centímetros de comprimento, dando ao animal um aspecto similar a de um mamífero.[3]

Referências

  1. XU, X.; WANG, K.; ZHANG, K.; MA, Q.; XING, L.; SULLIVAN, C.; HU, D.; CHENG, S.; WANG, S.. (2012). "A gigantic feathered dinosaur from the Lower Cretaceous of China". Nature 484: 92-95. DOI:10.1038/nature10906.
  2. Xu, Xing. . "Basal tyrannosauroids from China and evidence for protofeathers in tyrannosauroids". Nature. Visitado em 01/12/2014.
  3. Dr. Dave Hone (17/10/2012). Did Tyrannosaurus rex have feathers? The Guardian. Visitado em 01/12/2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.