Yuuzhan Vong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Yuuzhan Vong são uma raça de seres inteligentes do Universo Expandido ficcional de Star Wars, que surgem como uma ameaça à Nova República na série de romances New Jedi Order.

História[editar | editar código-fonte]

Temidos invasores de outra galáxia, os Yuuzhan Vong são a maior das ameaças enfrentada pela Nova República desde o colapso do Império. Os Yuuzhan Vong são voltados unicamente a seu objetivo de dominar a galáxia, populada pelos infiéis, e transformá-la no novo lar dos Yuuzhan Vong, da maneira como foi ditada pelos seus deuses. Eles sacrificam qualquer coisa por sua religião e crenças, e muitos planetas se renderam durante sua cruzada.

Os Yuuzhan Vong têm uma aparencia física humanóide. Eles têm pouquíssimos pelos na cabeça e seus rituais de auto-mutilação ajudam a obscurecer a maioria das semelhanças com os humanos, glorificando a dor não só como motivação para a ação, mas também como um modo de vida. Da mesma maneira que os deuses dos Yuuzhan Vong se mutilaram para a criação da galáxia, os Yuuzhan Vong também alteram seus corpos para grandes propósitos.

Quanto mais alto o posto social e/ou militar que um Yuuzhan Vong ocupa, mais seu corpo é mutilado. A pele dos Yuuzhan Vong é repleta de cicatrizes e tatuagens, e aqueles com maior ascensão geralmente substituem partes do seu corpo por criaturas ou bioengenharia - a tecnologia Vong é igualmente perversa e efetiva. Estes alienígenas "plantam" sua tecnologia baseada em organismos e todos os seus dispositivos são formas de vida alteradas biologicamente satisfazer suas necessidades. Os Yuuzhan Vong vêem a tecnologia inorgânica - máquinas, dispositivos e principalmente os droides - como abominações e afrontas a seus deuses.

Entre os equipamentos utilizados pelos Yuuzhan Vong estão as amphistaffs, formas de serpentes que podem ser transformadas em lanças duras como rocha ou maleáveis como chicotes. Também usados em combate estão os thudbugs, pequenos insetos que quando arremessados, explodem em contato com o alvo. Os Yuuzhan Vong vestem a armadura vonduun crab, uma carapaça viva que protege o guerreiro até mesmo contra disparos de blaster ou ataques com sabre de luz.

Assim como seu equipamento pessoal, suas naves também são entidades vivas, construídas a partir do coral yorik, e são alimentadas por criaturas chamadas de dovin basals, responsáveis pela propulsão e pela defesa. As dovin basals podem manipular a gravidade e projetar micro buracos negros para defesa e proteção contra a artilharia inimiga.

A invasão Vong teve início com agentes secretos sendo enviados para coletar informações sobre a galáxia. Camuflados com ooglith masquers, uma pele que cobre o Yuuzhan Vong, escondendo sua verdadeira identidade, estes agentes se infiltraram em locais estratégicos da Nova República. O Executor dos Yuuzhan Vong, Nom Anor, era a peça chave política, organizando as incursões no Anel Exterior e semeando a discórdia na Nova República. Suas ações inflamatórias precipitaram uma invasão em larga escala que começou no distante planeta de Belkaden, no sistema Helska. Deste ponto em diante, seu caminho de destruição se espalhou, atingindo até o coração da galáxia.

A Ordem de Cavaleiros Jedis de Luke Skywalker enfrenta constantemente os invasores, mas, apesar de todos os esforços, sem sucesso. Sendo de outra galáxia, na estrutura celular dos Vong não existem midi-chlorians, o que explica o fato de não serem afetados pela Força e de sua presença não ser registrada em nenhum campo de energia. Pior ainda, os Vong se recusam a permitir a existência dos Jedi.

O curso das ações tomada pelos Yuuzhan Vong acabou por dividir os Jedi. Alguns, como o irritadiço Kyp Durron, acreditam que a missão dos Jedi é aniquilar os possíveis conquistadores. Luke Skywalker e outros acham que este tipo de ação vai contra os princípios Jedi. Entretanto, muitos Jedi importantes, incluindo Corran Horn e Jacen Solo, acabaram por conseguir importantes vitórias contra os Yuuzhan Vong. Em retaliação, os inimigos exigiram da fraca república a captura e entrega do maior número de Jedi possíveis, em troca do fim das hostilidades.

O conflito ainda não foi concluído, mas boa parte dos grandes heróis da Republica acabaram sendo mortos pela violência dos Yuuzhan Vong. Nenhum trunfo para a vitória foi descoberto, ainda que os Jedi e a Nova República busquem incessantemente meios para sobrepujar os invasores, antes que seja tarde demais.

Há ainda relatos, nos livros da série Jedi Apprentice, que narra as aventuras de Obi-Wan Kenobi e seu jovem padawan, Anakin Skywalker, antes dos fatos ocorridos no Episódio II, sobre um encontro com "um ser de outra galáxia, invisível à Força, e que cultua a dor".