Mobile Suit Zeta Gundam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Z Gundam)
Ir para: navegação, pesquisa
Mobile Suit Zeta Gundam
Gênero Ação, Drama, Mecha, Ficção Científica, Shounen
Mangá
Autor Yoshiyuki Tomino
Anime
Exibição original 1985– em exibição
Projeto Animangá  · Portal Animangá

機動戦士Ζガンダム - Mobile Suit Zeta Gundam (, Kidō Senshi Z-Gundam?) é uma série de animação de ficção-científica criada pela Nippon Sunrise. Assinam a produção o diretor Yoshiyuki Tomino, o [[character design]] Yoshikazu Yasuhiko e os mecha designers Kunio Okawara, Mamoru Nagano e Kazumi Fujita.

A série foi originalmente ao ar entre os anos de 1985 e 1986 pela Nagoya Broadcasting Network. Foi exibida posteriormente no Japão e na Ásia pelo canal Animax. Entre os anos de 2005 e 2006 a série foi compilada em três filmes. A trilogia foi batizada de Mobile Suit Zeta Gundam: A New Translation. A série permanece inédita no Brasil e em Portugal.

A história, continuação direta de Mobile Suit Gundam, está situada cronologicamente entre U.C. 0087 e U.C.0088.


História[editar | editar código-fonte]

Sete anos após a Guerra de Um Ano - mostrada em Mobile Suit Gundam - um grupo denominado AEUG (Anti-Earth Union Group - algo como Anti-Governo Unido da Terra) nasce secretamente entre os membros da Federação e dos escombros do Arquiducado de Zeon. O levante surge como resposta aos Titãs, facção militar contra-revolucionário, de linha fascista, liderados pelo General-Brigadeiro Blex Forer disposto a caçar os últimos remanescentes de Zeon ou de qualquer movimento que exija igualdade entre spacenoids e earthnoids. Entre os membros mais ativos da AEUG está o tenente Quattro Bajeena, um disfarce do capitão Char Aznable.

A história começa a ser narrada pelo ponte de vista do adolescente civil Kamille Bidan, cujos pais são engenheiros que trabalham para a Federação da Terra e para os Titãs. Kamille, que vive na Colônia de Green Noa, acaba se integrando as forças anti-federação durante um ataque lançado por Quattro para capturar um novo protótipo de mobile suit, o Gundam MKII. Até o Fim da Wikipedia!

O jovem protagonista, que havia sido campeão junior de competições com mobiles suit, acaba auxiliando no roubo das unidades em teste. Kamile adquire antipatia contra a força Titã após um confronto pessoal com o oficial Jerid Messa. O piloto da Federação da Terra ridicularizou o jovem por ter um nome feminino.

Posteriormente, as forças Titãs acabam tomando os pais de Kamille com reféns, na tentativa de troca-los pelos MKII roubados e pela reintegração do jovem piloto à Green Noa. Ambos genitores acabam mortos em tentativas mal-sucedidas de resgate por parte da AEUG.

Ao longo da série, Kamille acaba tendo contato com pessoas dos vários lados da guerra, incluindo pilotos newtypes que sofreram lavagem cerebral por parte dos Titãns, membros da Anaheim Electronics - que secretamente financiam a AEUG - e ex-combatentes da Guerra de Um Ano, entre eles o lendário Amuro Ray.

As batalhas chegam ao ápice após um ataque da AEUG contra a Assembléia da Federação da Terra em Dakar. Quattro revela ser Char Aznable e denuncia crimes de guerra cometidos pelos Titans, incluindo ataques de gás G3 contra colônias indefesas. Um tribunal da Federação da Terra declara os Titãs como uma força ilegal e apoiado pela AEUG começa a caçar o lider da facção, Jamitov Hymem.

Após perder o apoio do governo da Terra, os Titãs buscam apoio entre seus inimigos originais. Formam uma aliança com a Axis Zeon formada pelos restos da República de Zeon. Para os Titãns, a coalização é criada com o objetivo de tomar o govrno da Terra. Entretanto, Haman Kann, líder da Axis Zeon tinha outro plano: Negociar a recuperação da colônia de Side 3 - ex-República de Zeon - usando como trunfo a guerra que se estabelece.

Com o envolvimento de Axis Zeon e o assassinato de Jamitov Hymem pelas mãos Paptimus Scirocco, líder da frota Júpiter a guerra caminha para uma batalha pelo controle da colônia de Gryps, quartel-general dos Titãns, modificado para uma colônia-laser, um tipo de arma também visto na série Gundam original.

A guerra termina quando Kamille, pilotando o Zeta Gundam, mata Paptimus na batalha em que a AEUG derruba Jupitris, capitaneada por Paptimus e maior nave Titã.

Pós-guerra[editar | editar código-fonte]

Com danos consideraveis em suas frotas, a AEUG e a Federação sofrem um ataque das forças de Axis Zeon, que se mantinha escondida em um asteróide. OS eventos são mostrados na série seguinte, GundamZZ

Forças envolvidas[editar | editar código-fonte]

Principiality of Zeon : ficou neutro a maior parte do tempo.

Axis Zeon : facção de Zeon que tinha em seu poder a última membro viva da família real Zabi, Minerva Zabi, uma menina de 7 anos.

AEUG : "Anti-Earth Union Government" onde os “heróis estão. Char se infiltra na Federação com o nome falso de Quattro Bajeena e assim como seus amigos tenta negociar um meio termo para todos, Terra, Colônias e Zeon.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Desde o seu lançamento em 1985, Zeta Gundam tem sido aclamado por público e crítica e tem influenciado significativamente outras séries de ficção-científica, em especial as dos gêneros Real Robot e Mecha anime. Entre os fãs, há um concenso de que Zeta-Gundam é uma das melhores séries da linha Gundam. A Nihon Review deu a nota 9/10 para série declarando a série como "sem dúvida, uma das mais originais produções bem como um marco que consolidou a franquia para as idades".

Durante sua exibição original, entre os anos de 85/86, Zeta-Gundam teve a maior audiência de uma série Gundam. De acordo com a edição japonesa da Weekly The Television teve média de 6,6% e picos de 11.7%.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A série marca o retorno de vários personagens da série clássica, incluindo o protagonista Amuro Ray e Char Aznable.
  • Em entrevista contida no Laserdisc de Zeta-Gundam, Yoshiyuki Tomino declarou que o Kamille foi inspirado na artista Camille Claudel, aprendiz e amante de Auguste Rodin.
  • Tomino declarou em entrevistas concedidas a Monthly My Anime (月刊マイ・アニメ), Monthly Animedia (月刊アニメディア), Gundam Character Profiles (ガンダム人物列伝) - que Kamille é o Newtype que apresenta maior força e habilidade.
  • Kamille Bidan e o Zeta-Gundam foram apontados como um dos seis pilotos e mechas notaveis da meta-série Gundam, homenagem feita pelos correios do Japão. Os demais pilotos/mechas foram: Amuro Ray/Gundam RX-78 (Mobile Suit Gundam); Char Aznable/MS-06C Zaku II (Mobile Suit Gundam); Heero Yuy/Wing Gundam (Mobile Suit Gundam Wing,); Kira Yamato/Freedom Gundam (Gundam SEED); e Athrun Zala/Justice Gundam (Gundam SEED).


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.