Zacarias (sacerdote)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou", em árabe: زكريا - Zakariya) foi, segundo a Bíblia, um sacerdote do Templo de Jerusalém, pai de João Baptista e esposo de Isabel. É um profeta Bíblico. Entretanto, é considerado pelos muçulmanos como um dos profetas no Alcorão, onde é mencionado como o protetor de Maria, mãe de Jesus (ou Isa, como é conhecido no islamismo).

A vida de Zacarias antes de João Batista[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Evangelho de Lucas, o terceiro livro do Novo Testamento da Bíblia, Zacarias e Isabel eram pessoas consideradas justas diante de Deus, "vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor". Porém, não tinham filhos porque Isabel era estéril.

O anúncio do nascimento de João Batista[editar | editar código-fonte]

Nos tempos do rei Herodes, quando o casal já se encontrava em idade avançada, o Arcanjo Gabriel apareceu a Zacarias quando este se encontrava no templo oferecendo incenso, anunciando que Isabel iria ter um filho e que se chamaria João.

Tendo Zacarias duvidado da promessa por causa de sua idade avançada e de sua esposa, o anjo fez com que ficasse mudo até o nascimento da criança.

Isabel então concebeu, tendo então se ocultado das vistas das pessoas pelo lapso de cinco meses.

O encontro de Isabel com Maria[editar | editar código-fonte]

No sexto mês de gestação de Isabel, sua prima Maria também recebeu uma promessa através do anjo Gabriel e concebeu do Espírito Santo e, quando esperava Jesus em seu ventre, foi visitá-la nas montanhas de Judá.

Segundo Lucas, no momento em que Maria entrou na casa de Zacarias, ao saudar sua prima, João Batista teria pulado em seu ventre e ela ficou cheia do Espírito Santo.

O nascimento de João Batista[editar | editar código-fonte]

Quando a criança nasceu e foi circuncidada ao oitavo dia, segundo a tradição judaica, as pessoas desejavam que o menino recebesse o nome do pai. Isabel responde que o nome do filho seria João. Zacarias então confirma as palavras de Isabel escrevendo o seu nome em uma tábua, conforme o anjo havía lhe determinado, e naquele mesmo instante recupera a sua fala, começando a louvar a Deus.

A vida de Zacarias após o nascimento de João[editar | editar código-fonte]

A partir de então, a Bíblia nada mais fala a respeito da vida de Zacarias e de Isabel, tendo Lucas limitado a dizer que o João Batista crescia, e se robustecia em espírito, e esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.

Contudo, a tradição do catolicismo diz que Zacarias e Isabel teriam acompanhado a educação do filho, fazendo da criança um nazireu, vindo a falecer em 12 d.C., quando João teria entre 18 a 19 anos de idade.

No Proto-Evangelho de Tiago, Zacarias é morto logo que Cristo nasce, na passagem dos Santos Inocentes Mártires[1] . Como o exército de Herodes também queria matar a João Batista, que estava escondido numa caverna nas montanhas com sua mãe Isabel, os soldados o interrogaram sobre o paradeiro da criança. Ao dizer que não sabia, foi morto (Cap. XXIII).

Acredita-se que ele foi sepultado na Grande Mesquita de Alepo, Alepo na Síria.

No Islã[editar | editar código-fonte]

Zakariya (em árabe: زكريا), ou Zacarias, é um dos profetas mecionados no Alcorão. Era pai de João Baptista, e também é mencionado no Alcorão como o protetor de Maria, mãe de Isa.

Referências

  1. Proto-Evangelho de Tiago , Cap. XIII, último parágrafo. Disponível em http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=DOUTRINA&id=dou0484. Ecesso em 30/03/2010, às 18h45min
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Zacarias (sacerdote)


Ícone de esboço Este artigo sobre personagens ou narrações da Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.