Zach Galifianakis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zach Galifianakis
Zach Galifianakis 2011.jpg
Zach Galifianakis em 2011
Nome completo Zacharius Knight Galifianakis
Outros nomes Zach Galifianakis
Nascimento 1 de outubro de 1969 (44 anos)
Wilkesboro, Carolina do Norte
 Estados Unidos
Ocupação Ator
Outros prêmios
MTV Movie Awards de Melhor Comediante
2010 - The Hangover
IMDb: (inglês)

Zacharius Knight "Zach" Galifianakis (Wilkesboro, 1 de outubro de 1969), é um comediante e ator norte-americano, conhecido por filmes e apresentações na televisão de seu país, incluindo segmento próprio de stand-up no programa Comedy Central Presents do canal Comedy Central. Ele também é pianista. Ganhou notoriedade internacional com seu papel de Alan Garner na comédia The Hangover, o qual repetiu na sequência (The Hangover Part II), ambas dirigidas por Todd Phillips. Com esse diretor co-protagonizou Due Date (2010).

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Galifianakis nasceu em Wilkesboro, Carolina do Norte. Sua mãe, Mary Frances (antes Cashion), trabalhou em um centro comunitário para as artes e seu pai, Harry Galifianakis, era um vendedor de óleo para aquecedores. Seus avós paternos, os Galifianakis, emigraram de Creta, Grécia [1] [2] e Zach foi batizado na religião judaica greco-ortodoxa de seu pai [3] [4] . Sua mãe é descendente de escoceses e irlandeses. Zach tem dois irmãos: a mais nova, Merritt, e o mais velho, Greg [5] . Seu primo é o cartunista do Washington Post Nicholas Galifianakis [6] . Seu tio, Nick Galifianakis, foi congressista pela Carolina do Norte entre 1967 e 1973. Matriculou-se na Wilkes Central High School e, posteriormente, estudou mas não se graduou, na Universidade Estadual da Carolina do Norte [7] .

Início da carreira[editar | editar código-fonte]

Galifianakis começou na televisão em 1996 com o papel de Deuce, personagem da série de TV Boston Common. Depois entrou para a produção de Saturday Night Live como escritor mas saiu depois de duas semanas [8] . Ele co-estrelou o filme Out Cold (2001) e teve pequenas participações em Corky Romano, Below, Bubble Boy, Heartbreakers, Into the Wild, Super High Me, Little Fish Strange Pond e Largo.

Zach Galifianakis em Inside Joke, Nova Iorque 2006

Seu segmento em Comedy Central Presents foi ao ar pela primeira vez em setembro de 2001. Incluia piadas stand-up e um número ao piano, concluindo com o grupo de cappella (The Night Owls, apresentado como as 12 "ex-namoradas dele") que cantava "Eternal Flame" de The Bangles enquanto contava as piadas. Em 2002, teve seu próprio talk show chamado Late World with Zach. Sua próxima atuação foi com o personagem Davis no drama da Fox chamado Tru Calling, exibido entre 2003 e 2005.[3] Apareceu muitas vezes em Jimmy Kimmel Live! e três participações em Reno 911!, no papel de "Frisbee".

Galifianakis interpretou Alan Finger no programa da Comedy Central chamado Dog Bites Man, um falso jornalístico que simulava entrevistas com pessoas do povo. No mesmo canal participou de um episódio de The Sarah Silverman Program como Fred, um sem-teto. Foi um doutor no programa do canal Adult Swim, Tom Goes to the Mayor e em muitos episódios de Tim and Eric Awesome Show, Great Job! no papel de Tairy Greene.

Em 2006, Galifianakis gravou o vídeo de Fiona Apple para a canção "Not About Love". Um ano depois Kanye West contratou Galifianakis e o músico de rock indie Will Oldham em segunda versão do vídeo para a canção "Can't Tell Me Nothing". Em junho de 2006 Galifianakis lança o disco "Come On and Get It (Up in 'Dem Guts)" misto de comédia rap/hip-hop/dançante, com vocais de Apple.

Galifianakis foi, ao lado de Patton Oswalt, Brian Posehn e Maria Bamford, membro do quarteto Comedians of Comedy, um grupo cômico que viajava ao estilo de The Original Kings of Comedy e Blue Collar Comedy Tour. Se apresentavam em clubes de apresentação ao vivo de rock, buscando uma platéia difeente das tradicionais casas de comédia. As apresentações foram gravadas e apareceram no Comedy Central e um filme sobre os shows foi exibido no SXSW e rede Showtime.

Em 22 de fevereiro de 2008 fez uma participação em Jackassworld.com: 24 Hour Takeover. Entrevistou vários participantes da série Jackass.

Galifianakis estrelou o filme independente Visioneers que apareceu em 2008. Foi o primeiro papel de protagonista e a distribuição foi para vídeo.

Between Two Ferns with Zach Galifianakis[editar | editar código-fonte]

Galifianakis apresentou uma série de vídeos do website Funny or Die que foi chamado Between Two Ferns With Zach Galifianakis onde era o entrevistador de várias celebridades populares. Dentre os entrevistados aparecem Jimmy Kimmel,[9] Michael Cera, Jon Hamm [10] , Natalie Portman [11] , Charlize Theron, Bradley Cooper (com breve aparição de Carrot Top), Conan O'Brien e Andy Richter (com breve aparição de Andy Dick), Ben Stiller, Steve Carell, Sean Penn, Bruce Willis, Tila Tequila, Jennifer Aniston e Will Ferrell. Suas perguntas variavam de questões comuns a indiscrições e comentários sexuais.[12]

2009–presente[editar | editar código-fonte]

Galifianakis co-estrelou como Alan Garner a comédia bem-sucedida The Hangover e venceu o MTV Movie Award por melhor atuação em comédias [13] . Após o filme, Galifianakis ganhou projeção e papeis proeminentes em filmes populares tais como G-Force, Youth in Revolt e recebeu uma indicação ao Óscar por Up in the Air.

Galifianakis também interpretou um papel coadjuvante na série HBO Bored to Death. Apresentou o programa Saturday Night Live de 6 de março de 2010, quando raspou a barba durante um quadro e depois usou uma falsa no encerramento [14] . Voltou novamente em 12 de março de 2011 e raspou a cabeça deixando-a no estilo do lutador Mr. T - alegando que era para um quadro que, contudo, não foi exibido [15] . Em 2010 ele estrelou vários filmes: Dinner for Schmucks, It's Kind of a Funny Story [16] e Due Date.

Em outubro de 2010, durante um debate sobre a legalização da maconha no programa da HBO chamado Real Time with Bill Maher, Galifianakis aparece fumando um cigarro dese tipo, ao vivo [17] ; Bill Maher negou que fosse maconha verdadeira numa entrevista com Wolf Blitzer, num episódio de The Situation Room.

Em 2011 retornou ao papel de Alan Garner na sequência The Hangover Part II, ambientado na Tailândia[18] .

Em 2011 dublou Humpty Dumpty para o filme animado da DreamWorks chamado Puss in Boots.

Galifianakis estrelou ao lado de Will Ferrell o filme The Campaign, uma comédia política dirigida por Jay Roach lançada em 2012 [19] .

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 11 de agosto de 2012, Galifianakis casou com Quinn Lundberg, co-fundadora da Growing Voices, entidade de caridade da UBC Farm de Vancouver, Canadá.[20]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Papel Notas
1999 The King and Me Garoto da Pizza
Flushed Cara comovente
2001 Heartbreakers Bill
Bubble Boy Homem da parada de ônibus
Corky Romano Dexter
Out Cold Luke
2002 Below Weird Wally
2003–2005 Tru Calling Davis Televisão
2004 Zach & Avery of Fergus Homem sem-teto
2006 The Pity Card Zach
Dog Bites Man Alan Finger
2007 Into the Wild Kevin
2008 What Happens in Vegas Dave the Bear
Visioneers George
2009 Gigantic Cara sem cara
The Hangover Alan Garner MTV Movie Award para Melhor Performance Cômica
Indicado — Houston Film Critics Society Awards 2009 - Melhor Ator Coadjuvante
Indicado — MTV Movie Award para Melhor Performance Revelação
G Force Ben (Voz)
Bored to Death Ray Televisão
Up in the Air Steve
2010 Youth in Revolt Jerry
Operation: Endgame Hermit
It's Kind of a Funny Story Bobby
Tim and Eric Awesome Show, Great Job! Chrimbus Special Tairy Greene
Frenemy Bucky
Dinner for Schmucks Therman
Due Date Ethan
2011 The Hangover: Part II Alan Garner
Puss in Boots Humpty Dumpty Apenas voz
2012 Tim and Eric's Billion Dollar Movie Jim Joe Kelly
The Campaign Marty Huggins
2013 The Hangover: Part III Alan Garner
You Are Here TBA

Referências

  1. Rhymes with Crouton: The Touching Story of Zach Galifianakis da Revista Paste
  2. Wray, John. "The Making of Zach Galifianakis", The New York Times, May 28, 2009. Página visitada em 6 de junho de 2009.
  3. a b Brian M. Palmer – Zach Galifianakis interview.
  4. Sandlin, Christopher. "Zach Galifianakis Bringing Comedy and a Thick Beard to Dallas", EDGE Gulf Coast, December 10, 2007. Página visitada em 6 de junho de 2009.
  5. Eells, Josh (June 23, 2011), "The High Times and Surreal Life of Zach Galifianakis", Rolling Stone (1133): pp. 60–68 
  6. Baker, Gabbi. "Literature: Nick Galifianakis’ Uncomfortably True Cartoons", Washington Life Magazine, March 15, 2011. Página visitada em 5 de agosto de 2012.
  7. Wray, John. "The Making of Zach Galifianakis", The New York Times, May 31, 2009.
  8. Devin Friedman. Three of Our Most Serious Minds Confer.... GQ.
  9. Zach interviews talk show host Jimmy Kimmel from Funny or Die
  10. Zach interviews Jon Hamm of AMC's Mad Men from Funny or Die
  11. Zach interviews Natalie Portman and her dog, Whiz from Funny or Die
  12. Zach puts Michael Cera in the hot seat from Funny or Die
  13. The Twilight Saga: New Moon a "Surprise" Winner at MTV Movie Awards / New Eclipse Footage. DreadCentral.
  14. clip from NBC
  15. Hartsell, Carol. "SNL Backstage: Zach Galifianakis Shaves Head Like Mr. T (VIDEO)", Huffington Post, 15 de março de 2011.
  16. Sciretta, Peter. "[1]] Ryan Fleck's It's Kind of a Funny Story Begins Production]", 30 de novembro de 2009. Página visitada em 12 de junho de 2010.
  17. "Not one toke over the line?", CNN, 1 de novembro de 2010.
  18. Pols, Mary. "The Hangover Part II: The Wolf Pack Is Back, and This Time They've Brought a Monkey", Time Magazine, 25 de maio de 2011. Página visitada em 9 de junho de 2011.
  19. Zach Galifianakis Talks PUSS IN BOOTS, THE HANGOVER 3, DOG FIGHT, BORED TO DEATH. Collider. Página visitada em 10-08-10.
  20. Johnson, Zach (August 13, 2012). Exclusive: Confirmed: Zach Galifianakis Marries Quinn Lundberg!. Us Weekly. Página visitada em 13 de agosto de 2012.