Zachary Quinto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zachary Quinto
Zachary Quinto no Academy Awards em 2012.
Nome completo Zachary John Quinto
Nascimento 2 de Junho de 1977 (37 anos)
Pittsburgh, Pensilvânia,
 Estados Unidos
Ocupação Ator
Outros prêmios
Critics Choice Television Award de Melhor Ator secundário em filme ou minissérie
2012 - American Horror Story: Asylum
Página oficial


Zachary John Quinto (Pittsburgh, 2 de junho de 1977) é um ator estadunidense que se tornou conhecido pelos papéis de Sylar na série Heroes, e Spock no longa Star Trek, além de sua participação na série American Horror Story.[1]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Ele é de origem italiana por parte de pai e irlandesa por parte de mãe. Nasceu em Pittsburgh e cresceu nas proximidades Green Tree, Pensilvânia. Quinto tem uma estreita amizade com uma colega do elenco de Heroes, Kristen Bell, durante vários anos. Ele também é amigo de outra colega de Heroes, Dania Ramirez.

Ele estudou na escola secundária Central Catholic High School e graduou-se na Universidade Carnegie Mellon, em 1999.

Assim como o colega de série, Milo Ventimiglia, Zachary Quinto está envolvido em histórias em quadrinhos. Sua empresa, Before The Door, irá editar duas HQs: "Mr. Murder is dead" e uma minissérie chamada "LUCID: A Matthew Dee Adventure", em parceria com a editora Archaia Comics.

Em "Mr. Murder is dead", o mais famoso detetive do mundo, Gould Kane, aposentado e fora de forma, é obrigado a investigar a morte de um homem conhecido como Mr. Murder. A HQ, que tem elementos 'noir' e 'pulp', foi escrita por Victor Quinaz, amigo de longa data de Quinto.

Uma minissérie em quatro partes, 'LUCID: A Matthew Dee Adventure" foi escrita por Michael McMillian. Na história, Camelot retorna aos dias atuais.

Ambas HQs ainda não possuem previsão de lançamento nos Estados Unidos.

Zachary Quinto, em entrevista ao "IGN.com", compara seu envolvimento na história ao que acontece nos roteiros de TV:

- É uma verdadeira colaboração! Tudo que fazemos como empresa, se tratando de filme ou de televisão, ou qualquer outra coisa que temos em desenvolvimento, é feita com a cooperação de todos. Esta não é uma exceção.

Além disso, o ator contou ao "Comic Vine" que Milo dividiu suas experiências sobre a indústria dos quadrinhos com ele e que nenhum dos dois vê isso como uma competição. Quinto acrescentou que não pretende cuidar de alguma HQ sobre super-heróis tão cedo.

O ator, que viveu o serial killer Sylar da série "Heroes" e o personagem Spock na refilmagem de "Jornada nas estrelas", falou sobre sua homossexualidade em entrevista à revista "New York Magazine", em 2011. O assunto surgiu quando ele comentou sobre a peça "Angels of America". "Estou feliz de ter nascido quando nasci, não ter de testemunhar a dizimação de toda uma geração de homens incrivelmente talentosos. E, ao mesmo tempo, como um homem gay, me fez sentir como se eu ainda tivesse muito trabalho a ser feito. Ainda há tantas coisas que precisam ser olhadas e tratadas", disse.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Quinto no Jules Festival 2007

Zachary Quinto apareceu pela primeira vez na televisão na série televisiva The Others e eventualmente começou a ganhar papéis pequenos em séries de renome como CSI, Touched by an Angel, Charmed, Six Feet Under, Lizzie McGuire, Dragnet, 24 Horas e So NoTORIous.

Também participou das quatro temporadas da extinta série televisiva Heroes, transmitida pelo canal americano NBC, onde interpretava Gabriel Gray " Sylar", um assassino serial que possuia o poder de entender como as coisas funcionam, e o sonho de ser alguém especial. Como consequência, Sylar começou a assassinar pessoas com habilidades especiais para adquirir seus poderes, obcecado pela idéia de ser especial. Ao longo da trama, Sylar conseguiu absorver vários dons de outros e assim se tornou um dos mais poderosos vilões de Heroes. Com um perverso senso de humor e angustiantes conflitos internos, Sylar evoluiu ao longo das quatro temporadas da série até se tornar um dos seus personagens principais.

Em 2008 fundou uma companhia chamada "Before The Door Pictures" onde começou a pensar em ideias de não só ser ator como diretor de filmes.

Em 2009, Zachary Quinto apareceu em seu primeiro filme, StarTrek 2009, interpretando o Vulcano Senhor Spock, anteriormente interpretado por Leonard Nimoy. Dirigido por J.J.Abrams, o filme retomou a legendária franquia para contar como se formou a equipe da nave espacial Enterprise.

Em 2010, Zachary atuou no filme independente Margin Call, produzido por sua empresa Before the Door, tendo como colegas de elenco Jeremy Irons, Kevin Spacey, Demi Moore e Stanley Tucci. O filme, rodado na Bolsa de Valores de Nova York, trata da crise financeira americana.

Em 2011, assumiu ser homossexual, enquanto falava sobre seu papel na peça Angels in America, sobre um homem que abandona seu namorado após se descobrir soropositivo. Zachary afirmou que o personagem é "a coisa mais desafiadora que eu já fiz como ator". "Ao mesmo tempo, como gay, me faz perceber que ainda existe tanto trabalho a ser feito, e tantas coisas que precisam ser questionadas", continuou ele. Em outro momento da entrevista, o ator novamente se referiu a si próprio como "um homem gay".

As experiências no teatro de Quinto inclui papéis em uma variedade de produções, incluindo Much Ado About Nothing at Los Angeles Shakespeare Festival e Intelligent Design de Jenny Chow no Old Globe [2] . Ele já modelou para váris revistas, incluindo a GQ[3] [4] .

No ano de 2011 teve um pequeno papel na série American Horror Story como Chad Warwick, um homem gay que viveu na casa alguns anos antes dos Harmons (núcleo principal). Em 2012 assumiu o papel de Dr. Thredson, um psiquiatra psicopata, que tomou grande valor no decorrer da 2ª Temporada da série American Horror Story se tornando um dos personagens principais. Em 2013, lançado o segundo filme da série Star Trek, Zachary voltou as telas novamente como Spock ao lado de Chris Pine.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Zachary Quinto como Spock em Star Trek
Filmes
Ano Filme Papel Notas
2000 The Other Tony
Code Blue Monty Rodriguez
2001 Touched by an Angel Mike
An American Town Bennett
2002 CSI: Crime Scene Investigation Mitchell Sullivan
Off Centre Smudge
Lizzie McGuire Diretor
Haunted Paul Kingsley
The Agency Jay Lambert
2003 Six Feet Under O estudante Hip
Charmed O feiticeiro
Miracles O mensageiro
2004 L.A. Dragnet Howard Simms
Hawaii Loomis
Joan of Arcadia O cineasta pretensioso
24 Adam Kaufman 2004-2005
2005 Blind Justice Scott Collins
2006 Crossing Jordan Leo Fulton
Twins Jason
24: The Game Adam Kaufman (voz)
So noTORIous Sasan
2008 Robot Chicken Archimedes Q. Porter
2009 Boutonniere Michael Paul David
Star Trek Spock
Hostage O terrorista também conhecido como Hostage: A Love Story
2010 Star Trek Online Doutor (voz)
Heroes Sylar
Before and After
Margin Call Peter Sullivan pós-produção
Girl Walks Into a Bar pós-produção
2011 What's Your Number? Rick
American Horror Story: Murder House Chad Warwick
2012 American Horror Story: Asylum Dr. Oliver Thredson
2013 Star Trek: Into Darkness Spock

Referências

  1. a b "Ator Zachary Quinto assume ser gay" Gente IG. Página visitada em 11 de Agosto de 2014.
  2. Bio. Zachary Quinto Official Website - Bio Zacharyquinto.com. Página visitada em 06-08-2010.
  3. GQ TV Gq-magazin.de. Página visitada em 2009-12-18.
  4. Zachary Quinto Joequinto.com. Página visitada em 06-08-2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.