Zamak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Zamak é a denominação genérica de diversas ligas metálicas com ponto de fusão entre 385 °C e 485 °C, contendo basicamente zinco (Zn), juntamente com Alumínio (Al), Magnésio (Mg) e Cobre (Cu). O nome vem de Zink-Aluminium-Magnesium-Kupfer (zinco, alumínio, magnésio e cobre, em alemão, respectivamente).

Na indústria são utilizadas diversas ligas Zamak, com diferentes teores de Al, Mg e Cu, o que resulta em diferentes propriedades mecânicas. São materiais de baixo custo utilizados na fundição de peças que necessitam de pouca resistência mecânica. O material no estado líquido é injetado sob pressão em moldes de aço ou borracha de silicone no formato das peças a serem produzidas.

Entre as aplicações técnicas do Zamak encontram-se: carburadores automotivos, válvulas reguladoras de pressão para botijões de gás e acessórios para instalações elétricas (buchas, caixas de passagem, curvas, etc.). Também é usado em puxadores para armários e gavetas, maçanetas, chaveiros, bijuterias ,brinquedos,fivelas de roupas e calçados, enfeites de roupas bolsas e calçados.

Normas[editar | editar código-fonte]

Existem várias normas que definem as composições e propriedades das ligas de zinco, as principais abaixo:

Normas de Ligas de Zinco por país
País Lingote de Zinco fundido de Zinco
Europa EN1774 EN12844
EUA ASTM B240 ASTM B86
Japão JIS H2201 JIS H5301
Austrália AS 1881 - SAA H63 AS 1881 - SAA H64
China GB 8738-88 -
Canadá CSA HZ3 CSA HZ11
BRASIL ASTM B86 - 13

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]