Zambujeira do Mar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Zambujeira do Mar  
—  Freguesia  —
Praia da Zambujeira do Mar
Praia da Zambujeira do Mar
Brasão de armas de Zambujeira do Mar
Brasão de armas
Zambujeira do Mar está localizado em: Portugal Continental
Zambujeira do Mar
Localização de Zambujeira do Mar em Portugal
37° 31' 32" N 8° 47' 06" O
País  Portugal
Concelho ODM.png Odemira
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 42,96 km²
População (2011)
 - Total 912
    • Densidade 21,2/km2 
Orago Nossa Senhora do Mar

Zambujeira do Mar é uma freguesia portuguesa do concelho de Odemira, com 42,96 km² de área e 912 habitantes (2011). Densidade: 21,2 hab/km². Foi elevada a freguesia em 30 de Junho de 1989 (pertencia antes à freguesia de São Teotónio), sendo a mais pequena do concelho.

A sua costa, integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, é debruada a falésias e pequenas praias que, fora das época alta turística, são paraísos usados por poucos. Destacam-se, além da praia central da Zambujeira, as praias dos Alteirinhos, Nossa Senhora, Arquinha e Tonel.

A principal actividade é o turismo, mas são também relevantes a agricultura, a pecuária e a pesca, albergando um dos quatro portos do concelho (chamado de Entrada da Barca). Nos últimos anos, tem crescido bastante o turismo rural, com um punhado de empreendimentos de qualidade em redor da aldeia.

Em Agosto realizam-se os três maiores eventos do calendário zambujeirense: na 1.ª quinzena do mês, o Festival do Sudoeste, o maior dos festivais de música de Verão do país, sediado a alguns quilómetros da aldeia; a 15 de Agosto, as festas religiosas e procissão dedicadas à padroeira local, Nossa Senhora do Mar; a 29 de Agosto, a feira anual.

A colectividade da terra, a Associação Cultural e Recreativa Zambujeirense, realiza diversas actividades lúdicas, culturais e desportivas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.