Zangão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zangão
Operárias e zangões

O zangão ou zângão[1] é o macho das diversas espécies de abelhas sociais, especialmente da abelha-europeia. Caracteriza-se pelo porte superior às obreiras e pela ausência de ferrão. Alheio às atividades de manutenção da colmeia, não produz mel porque não possui os órgãos essenciais para tais atividades. O seu papel é meramente de reprodutor.

O zangão nasce de ovos não fecundados: este fenômeno, que é um exemplo de partenogênese, consiste no desenvolvimento de um embrião sem necessidade de fertilização; a rainha, neste caso, não utiliza o sémen do macho e põe ovos que contêm apenas o seu material genético. O zangão não possui órgãos de defesa nem de trabalho. Dotado de excepcional visão e olfato, é capaz de detetar rainhas virgens até dez quilômetros de distância.[carece de fontes?]

O zangão tem a função de proteger a colmeia de outros insetos que possam ameaçá-la. Apesar de não possuir ferrão, as suas presas servem para atacar outros insetos que tentem invadir a colmeia, como vespas ou formigas[2] .

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.